Apresentação Pessoal
É licenciada em Química, Mestre em Educação Multimédia e Doutorada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da
Universidade do Porto. É Professora Auxiliar e membro da Unidade de Ensino das Ciências nessa Faculdade. É também membro do Centro de
Investigação em Química da Universidade do Porto. É coordenadora da especialização de Educação do Mestrado em Multimédia e tutora da área
de Educação do Programa Doutoral em Media Digitais (UT Austin | Portugal) da Universidade do Porto. É membro da Comissão Científica
dos referidos ciclos de estudos, bem como do Mestrado de Física e Química em Contexto Escolar. É orientadora ou coorientadora de
diversas Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado em curso. Orientou numerosas Dissertações de Mestrado já concluídas, na área das
Tecnologias Educativas e do ensino da Química. Está envolvida na dinamização de cursos de Formação Contínua de Professores,
desempenhando funções como formadora. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais de Química, Ensino e Tecnologias
Educativas. Proferiu apresentações e palestras, no domínio do ensino da Química e dos computadores aplicados ao ensino, em escolas,
congressos e encontros científicos. É coautora de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de software educativo para o
ensino da Química e da Física.

Áreas de interesse e investigação

  • Educação e Formação de Professores em Ciências
  • Comunicação de Ciência
  • Multimédia e Media Digitais em Ciência
  • Website Pessoal

  • https://www.carlamorais.pt/

    ORCID

  • http://orcid.org/0000-0002-2136-0019

    Researcher ID, Web of Knowledge

  • http://www.researcherid.com/rid/M-4813-2013

    Research Gate

  • http://www.researchgate.net/profile/Carla_Morais8

    Authenticus

  • https://www.authenticus.pt/en/profileOfResearchers/publicationsList/3147

    Google Académico

  • https://scholar.google.pt/citations?user=tf4Ovr4AAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao

    DeGóis

  • http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7153251562154124

    Academia.edu

  • http://fcup.academia.edu/CarlaMorais

    SIGARRA

  • https://sigarra.up.pt/fcup/pt/func_geral.formview?p_codigo=466738

    Publicações mais significativas dentro do DEDC

  • Paiva, J. C., Morais, C., & Moreira, L. (2017). Activities with Parents on the Computer: an ecological framework. Journal of Education Technology & Society, 20(2), 1-14. http://www.ifets.info/download_pdf.php?j_id=76&a_id=1803
  • * Mota, J., Morais, C., Moreira, L., & Paiva, J. C. (2017). mSciences: an affinity space for science teachers. European Journal of
    Contemporary Education, 2017, 6(3): 401-413. DOI: http://dx.doi.org/10.13187/ejced.2017.3.401
  • * Francisco, N., Morais, C., Paiva, J. C., & Gameiro, P. (2017). A colourful bond between Art and Chemistry. Foundations of Chemistry, 19(2), 125-138. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10698-016-9259-y.
  • * Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2015). Poetry and alkalimetal: Building bridges to study the atomic radius and the ionization energy. Chemistry Education Research and Practice, 16, 893-900. DOI: http://dx.doi.org/10.1039/C5RP00115C.

  • Morais, C. (2015). Storytelling with chemistry and related hands-on activities: Non-formal learning experiences to prevent ‘chemophobia’ and promote young children´s scientific literacy. Journal of Chemical Education, 92(1), 58­65. DOI: http://dx.doi.org/10.1021/ed5002416.

    * artigos em coautoria com estudantes do PDEDC.

  • Close Menu