19 MARÇO / TERÇA FEIRA / 05:26

pela
[Imagem]

Apresentação

O Fundo Antigo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) é constituído por um acervo de obras maioritariamente publicadas anteriormente a 1945. O fundo está intimamente ligado à história da FCUP, tendo a sua origem nas bibliotecas das escolas que a antecederam, designadamente: a Aula de Náutica (1762), a Aula de Debuxo e Desenho (1779), a Academia Real da Marinha e Comércio (1803), a Academia Politécnica (1837) e, finalmente, a Universidade do Porto, instituída em 1911, com as Faculdades de Ciências, Medicina, Farmácia e Engenharia e que, registe-se, teve como primeiro Reitor o Professor Gomes Teixeira, insigne matemático e docente desta Faculdade.

Registe-se ainda que a aplicação do decreto régio que instituiu a Real Biblioteca Pública do Porto (9 de Julho de 1833), permitiu a valorização deste espólio ao determinar que "os exemplares duplicados das obras sobre ciências matemáticas, navegação, comércio, agricultura, indústria e artes, geografia, cronologia e história fossem doados à Academia Real da Marinha e Comércio".

O Fundo é constituído maioritariamente por obras de ciência, embora tenha também obras de outra natureza, nomeadamente artística. Estas obras representam marcos na história da ciência e testemunham alguns dos momentos mais altos da história do pensamento humano e também do desenvolvimento da arte tipográfica. O Fundo é possuidor também de elementos vários pertencentes ao arquivo da Academia Politécnica.

A FCUP foi transferida do seu 'berço' na Praça Gomes Teixeira para o Pólo do Campo Alegre da Universidade do Porto, em 2006, quando a Reitoria da UP passou a ocupar o edifício mais emblemático da universidade. No processo faseado de transferência da FCUP, a grande maioria de obras mais recentes da Biblioteca Geral transitou em 2004 para as bibliotecas departamentais num total de cerca de 11 000 volumes. Disponibilizou-se assim espaço para receber os livros do Laboratório de Química que de imediato para aqui transitaram.

Em 2005, deu-se início ao Projecto de Informatização, Digitalização e Divulgação do Fundo Bibliográfico Antigo que recebeu o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos e com uma duração compreendida entre Setembro de 2005 e Março de 2007. O projecto desenvolveu-se de acordo com quatro vertentes: Desinfestação (incluindo limpeza de armários, estantes e arquivos e desinfestação das obras mediante o acondicionamento em bolhas com gás inerte), Preservação (incluindo o levantamento do estado de conservação, a higienização, consolidação e acondicionamento das obras), a Catalogação, Classificação e Indexação das obras em suporte informático (Sistema ALEPH UP) e Digitalização e disponibilização de obras de referência da UP na net. Foram assim criadas as condições para que o Fundo Antigo da FCUP possa dar cumprimento ao desígnio da sua MISSÃO.

Missão

Contribuir para a promoção da História e Filosofia da Ciência mediante a disponibilização do seu acervo bibliográfico, iconográfico e arquivístico ao serviço da comunidade académica e do público em geral e para a preservação da memória da Universidade do Porto.

Objectivos

Os objectivos do Fundo Antigo da FCUP são:

• Disponibilização do acervo ao público

• Digitalização de obras do acervo e disponibilização na net,

• Realização de conferências, acções de formação, e exposições em torno na História e Filosofia da Ciência e do Livro Antigo

• Conservação do acervo

Localização

O Fundo Antigo da FCUP localiza-se na Praça Gomes Teixiera, no Porto. Os utilizadores devem dirigir-se à sala 133, no 1º piso, durante o horário de atendimento.

O Fundo Antigo ocupa o espaço do edifício anteriormente designado por Biblioteca Geral e que se distribui por quatro pisos. No 1º piso estão instalados a sala de leitura e os serviços do Fundo Antigo. Na sala de leitura encontram-se localizadas as obras de referência como enciclopédias, dicionários, atlas e ciências documentais assim como todas as obras posteriores a 1820 de carácter não científico e ainda obras de professores da FCUP. No 2º piso está concentrada a grande maioria da colecção de periódicos. No 3º piso encontram-se obras de natureza científica (matemática, física, química e ciências naturais) posteriores a 1820 e anteriores a 1945. A sala do 3º piso - antiga sala de leitura onde foi reintroduzido o mobiliário original - destina-se a ser espaço cultural. No 4º piso é o espaço de reservados.

Fundo Antigo da Faculdadede Ciências

Reitoria da Universidade do Porto