Do Espaço e Tempo ao Espaço-Tempo
100 anos depois de Minkowski

Retrato

A 21 de Setembro de 1908 decorria em Colónia o 80º encontro da Associação Alemã de Cientistas e Médicos. Uma das conferências anunciadas para esse dia era de Hermann Minkowski, professor há vários anos no departamento de Matemática da Universidade de Göttingen. Pouco havia na sua carreira, que levasse a esperar que a palestra atraísse grande interesse por parte de não matemáticos, pois os seus trabalhos científicos eram quase todos da área da Teoria dos Números. O seu único artigo original ligado às ciências experimentais era sobre Física teórica e tinha sido publicado meses antes numa revista da sua Universidade. A palestra tinha no entanto um título intrigante e apelativo: Espaço e Tempo.

A palestra abriu com palavras que se tornaram famosas:

«Cavalheiros! Os conceitos de espaço e tempo que gostaria de desenvolver perante vós erguem-se do solo da Física experimental. Aí reside a sua força. As suas tendências são radicais. Doravante, o espaço só por si e o tempo só por si irão mergulhar totalmente na sombra e somente uma espécie de união entre os dois continuará a ser real.»

Minkowski acabara de anunciar o nascimento do espaço-tempo.

A história do conceito de espaço-tempo, fortemente ligada à história da Teoria da Relatividade, é fascinante, tal como o é o relacionamento entre Minkowski e o seu aluno Albert Einstein. A fim de comemorar o centenário desta palestra, o Centro de Matemática da Universidade do Porto, o Centro de Física do Porto, a Delegação Norte da Sociedade Portuguesa de Física e a Delegação Norte da Sociedade Portuguesa de Matemática organizaram um ciclo de palestras, que terá lugar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, na quarta-feira 26 de Novembro de 2008. Este ciclo terá duas partes:

Os professores interessados em inscrever as respectivas turmas deverão preencher o boletim de inscrição. Pode-se consultar a lista das escolas das quais foram recebidos pedidos de inscrição e deve-se levar em conta o facto de que, dado o elevado número de pedidos, foi imposto um limite máximo do número de alunos por escola.

Palestras

Manhã

9:45 Abertura
10:00Jorge BuescuPoincaré, Einstein e a paternidade da Relatividade
10:50 Pausa
11:10Carlos FiolhaisO problema do espaço-tempo e a recepção de Einstein e
Minkowski em Portugal

Tarde

14:00José Carlos SantosMinkowski, Geometria e Relatividade
14:50Pedro VieiraParadoxos em Relatividade
15:40 Pausa
15:50Carlos HerdeiroDeformando o Espaço-Tempo de Minkowski
16:40Orfeu BertolamiA fórmula mística de Minkowski e o mistério do tempo
17:30 Pausa para café
17:45Debate

Resumos das palestras da manhã

Jorge Buescu
Poincaré, Einstein e a paternidade da Relatividade

As transformações de Lorentz-Poincaré eram conhecidas antes do artigo de Einstein de 1905, que funda a Relatividade Restrita.

No entanto, por altura do centenário várias publicações construiram um argumento no sentido de o verdadeiro fundador da Relatividade Restrita ser Poincaré, chegando mesmo a atacar Einstein com acusações de plágio e má-fé. Nesta palestra tentar-se-á desenrolar um pouco os fios desta meada, mostrando que Einstein deu de facto um salto conceptual ausente nas interpretações de Lorentz e Poincaré.

Carlos Fiolhais
O problema do espaço-tempo e a recepção de Einstein e Minkowski em Portugal

Leonardo Coimbra, em 1912, na sua tese de concurso a assistente na Universidade de Lisboa («O Criacionismo»), é o primeiro a falar da teoria da relatividade em Portugal, discutindo as questões filosóficas do espaço e do tempo, mas também apresentando, com um formalismo matemático mínimo, as transformações de Lorentz. Essas transformações entraram, como é sabido, na teoria da relatividade de Einstein em 1905 e na formulação do espaço-tempo por Minkowski em 1908, embora Coimbra não cite no seu ensaio nem de Einstein nem de Minkowski. Foi longo e controverso o caminho que as ideias originais de Einstein, completadas por Minkowski, percorreram entre nós até ficarem bem estabelecidas.


Comissão organizadora