O PhysikUP, inicialmente conhecido por NEF/DFA, formou-se em 2015 depois de um conjunto de estudantes de Física e Engenharia Física da FCUP se terem apercebido da necessidade de dinamizar atividades que facilitassem o aproveitamento educativo de todos os alunos do departamento.
Assim, em setembro deste ano, tiveram a primeira reunião onde discutiram quais seriam os objetivos e os eventos do novo núcleo.

O primeiro passo foi dedicado a estabelecer a nossa presença como também continuar o trabalho realizado pelo, na altura, professor Bruno Soares e pelo professor João Penedones, que criaram 3 das atividades representativas do Núcleo: papers@dfa, myresearch@dfa e desafios@dfa.  Sem o seu incentivo à nossa formação e sem o seu apoio, o núcleo não existiria. Para além disto, foi criado um programa de mentores, de visitas a empresas e a laboratórios e o quiz@UP, aberto a todos os estudantes da UP.

Em 2016, apresentamo-nos aos estudantes prestes a começar o seu percurso académico universitário, recebendo um feedback positivo, pois estes demonstraram-se ativos nas atividades criadas. Neste período, foi também lançado o projeto de visitas a escolas com 3ºciclo e secundário e procedeu-se à oficialização e legalização do núcleo perante a lei portuguesa.

Em 2017, o NEF/DFA  ganhou um novo nome e uma nova cara: PhysikUP – Núcleo de Física, Engenharia Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Os nossos objetivos continuam os mesmos e o empenho igual. Continuaremos como continuamos agora, sempre a avançar.

Pela Física e pelos estudantes de Física!