Exploração 3.1 - Adição de vetores deslocamento

Desenhar novo vetor Apagar desenho

Por favor espera até a animação estar completamente carregada.

Descrição da Animação

Supõe que usas um sistema de radar para localizares um avião (círculo vermelho) e que o avião se desloca conforme mostra a animação (o tempo é dado em segundos). Início

 

Exploração

  1. Desenha um vetor para o deslocamento do avião, desde o instante t = 0 s até t = 8 s. ( Para fazeres isto, utiliza o comando "Desenhar vetor". Quando o vetor aparece, coloca-o na posição do avião em t = 0 s. Depois corre a animação, pára em t = 8 s, e ajusta a ponta do vetor até à posição final do avião )

  2. Agora desenha o vetor deslocamento do avião entre t = 8 s e t = 16 s (usa o mesmo procedimento da alínea anterior). Certifica-te que usas o botão "Desenhar vetor" para teres um novo vetor desenhado: os dois vetores permanecem no ecrã e podem ser vistos ao mesmo tempo.

  3. Finalmente, desenha o vetor deslocamento do avião entre t = 0 e t = 16 s, usando o mesmo procedimento. O que notas? Para adicionar vetores temos que os ligar cabeça com cauda. O resultado da adição vetorial, chamado vetor resultante, é o vetor que liga a cauda do primeiro vetor à cabeça do último.

  4. Carrega aqui para veres a resposta correta. O resultado é parecido com aquele que obtiveste?

 

Exploração da autoria de Aaron Titus, com o apoio da National Science Foundation, Grant No. DUE-9952323 e colocada no domínio público.

© 2004 by Prentice-Hall, Inc. A Pearson Company
© 2014 Wolfgang Christian, Mario Belloni, Paulo Simeão Carvalho, Edite Briosa, Manuel Filipe Costa