Ilustração 22.4 - Objetos com carga elétrica e atração eletrostática

Por favor espera até a animação estar completamente carregada.

Descrição da Animação

Estas animações mostram vários materiais com cargas elétricas (vermelho para cargas positivas e azul para cargas negativas). As setas representam as forças entre as partículas.  Início

Exploração

  1. Quando esfregas um balão na tua camisola, o balão adquire carga elétrica negativa. Depois, o balão vai ser atraído por uma parede, que é eletricamente neutra. Como explicas este facto?

  2. Considera agora a animação em que a placa esquerda está positivamente carregada e a placa direita é neutra. Por que é que as cargas se organizam da forma observada, na placa direita?

  3. Se ligarmos a placa direita à Terra, o que vai acontecer? Porquê?

  4. Considera agora algumas partículas carregadas perto de uma placa carregada negativamente. O que acontece às partículas positivas? E às partículas negativas?

  5. O que acontecerá a partículas neutras colocadas entre duas placas paralelas com cargas opostas?

 

Sabias que...

Existem várias maneiras de carregar eletricamente os objetos. Uma delas é a eletrização por contato. Como vimos na primeira animação, o balão (ou outro objeto de plástico ou borracha), ao ser esfregado por um tecido, adquire carga negativa devido à fricção. Este balão vai, depois, atrair ou ser atraído por objetos eletricamente neutros. O facto de serem neutros não quer dizer que não têm carga! O que acontece é que o número de cargas positivas e negativas é igual nesses objetos. O modelo mostra que a parede é eletrizada pelo balão (a distribuição das cargas positivas e negativas é alterada) e é isto que permite a atração.

Outra maneira de carregar eletricamente os objetos é por indução. Na animação as cargas movem-se (na placa da direita) de acordo com as forças a que são submetidas (cargas iguais atraem-se e cargas opostas repelem-se). Se dermos às cargas da direita um lugar para se deslocarem, através por exemplo de uma ligação à Terra, as cargas positivas, uma vez separadas das negativas devido à presença da placa da esquerda, saem da placa direita deixando-a carregada negativamente.

Quando um objeto tem carga elétrica (como o ecrã do teu computador), outros objetos são "atraídos" por ele. Chamamos a isto atração eletrostática.  Mesmo que os corpos sejam globalmente neutros, como existem cargas no seu  interior, esses corpos são eletrizados e depois atraídos por outros corpos eletricamente carregados. Assim, uma placa carregada consegue atrair quer partículas com carga, quer partículas globalmente neutras. É por isso que os ecrãs de televisores, computadores, etc. ficam tão facilmente cheios de pó!

 

Ilustração da autoria de Anne J. Cox.
Script
da autoria de Morten Brydensholt.
Applet da autoria de Vojko Valencic.
© 2004 by Prentice-Hall, Inc. A Pearson Company
© 2014 Wolfgang Christian, Mario Belloni, Paulo Simeão Carvalho, Edite Briosa, Manuel Filipe Costa