Mapas e fotografias aéreas históricas do Porto

Ortoimagens e cartas antigas da cidade do Porto, resultantes de trabalhos desenvolvidos no mestrado em Engenharia Geográfica da FCUP, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto (CMP) e com o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE). (Ver maximizado).

Notas sobre os dados

Ortofotomapa de 1992

Ortomosaico criado com cerca de 360 fotografias aéreas de 1992. Estas fotos são propriedade da CMP e foram utilizadas na produção de cartografia vetorial da cidade durante a década de 1990. Foram agora ortorretificadas no âmbito de uma dissertação de mestrado em Engenharia Geográfica pela estudante Rita Salazar Lino. Foram orientadas numa triangulação aérea automática, utilizando pontos de apoio identificados em dados atuais, ortorretificadas com um MDT, gerado a partir das imagens, e foi composto o ortomosaico. Foi publicado um artigo na IX Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia sobre este trabalho.

Ortofotomapa de 1947

Ortomosaico criado com 24 fotografias aéreas fornecidas pelo CIGeoE. Trata-se de um voo efetuado pela empresa SPLAL (Sociedade Portuguesa de Levantamentos Aéreos, Lda.), em 1947. As coberturas nacionais feitas na década de 1940, de que esta faz parte, deram origem à conclusão da carta militar 1:25.000, no final da década. O CIGeoE é detentor das coberturas nacionais da SPLAL e de outras coberturas do continente feitas nas décadas de 1940 e 1950. Mais informação no site do CIGeoE.

Planta Teles Ferreira - 1892

Planta topográfica da Cidade do Porto de 1892, à escala 1:500, realizada sob coordenação do Capitão Augusto Teles Ferreira. Esta planta está seccionada em 464 folhas, cada uma cobrindo um retângulo de 400 por 250 metros. O Arquivo Municipal do Porto possui os originais e promoveu a digitalização e a disponibilização das plantas on-line. Os dados apresentados nesta página correspondem a uma montagem de um mosaico único com todas as folhas, tendo sido a imagem resultante georreferenciada. Dada a grande dimensão dessa imagem, ela está numa resolução inferior à dos originais disponibilizado pelo Arquivo Municipal do Porto. As diferentes folhas foram levantadas ao longo de um período de mais de 10 anos, encontrando-se alguma variação de tonalidade e algumas discordâncias geométricas na junção de algumas folhas, em geral inferiores a 5 metros. Não se aplicaram correções na montagem do mosaico.

Estão também incluídas camadas do Google Maps (imagem aérea) e Open Street Map.