Departamento de Matemática

Fotografia do departamento

O Departamento de Matemática é, na Faculdade de Ciências, a subunidade responsável pelo ensino, investigação, divulgação e prestação de serviços à comunidade nas áreas da Matemática e suas aplicações. Enquanto que o ensino é da responsabilidade direta do Departamento, a investigação é organizada pelos centros de investigação, especialmente pelo  CMUP - Centro de Matemática da Universidade do Porto, onde estão filiados muitos dos mais de 40 docentes do Departamento. A divulgação e os serviços à comunidade são organizados conjuntamente. 

Unidades curriculares

É da responsabilidade do Departamento o ensino de todos as unidades curriculares da área da Matemática da FCUP. Estão também sob a sua responsabilidade os cursos específicos de Matemática da Faculdade: a Licenciatura em Matemática, três cursos de mestrado/pós-graduação e dois cursos de doutoramento, estes em colaboração com outras entidades.

Licenciatura em Matemática garante uma boa formação fundamental em Matemática e contacto com várias áreas de aplicações. Os estudantes da licenciatura podem optar por diferentes unidades curriculares, correspondentes a diferentes perfis: ou de formação científica inicial para futuros professores de Matemática ou com um teor mais científico — como iniciação a áreas da Matemática ou da Estatística mais avançadas — ou, finalmente, com um teor mais tecnológico, com o início do estudo das aplicações da Matemática a outros campos, como a saúde pública, a indústria ou as finanças. Cada um destes perfis tem continuação num curso específico de segundo ciclo.

São três os cursos de segundo ciclo organizados pelo Departamento: o Mestrado em Matemática, de caráter mais científico, o Mestrado em Engenharia Matemática, de caráter mais tecnológico e o Mestrado em Matemática para Professores, pensado para os professores de Matemática que se queiram atualizar ou que queiram ampliar os seus conhecimentos. O Departamento está também fortemente envolvido no Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (da responsabilidade da Unidade de Ensino das Ciências), destinado a formar professores de Matemática. Com exceção do mestrado de formação de professores, a cada curso de mestrado corresponde um curso de pós-graduação.

O Departamento é ainda corresponsável por dois cursos de terceiro ciclo, o Programa Interuniversitário de Doutoramento em Matemática (em colaboração com a Universidade de Coimbra) e o Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada​ (em colaboração com a FEP, FEUP e ICBAS), dois dos programas de doutoramento de maior sucesso em Portugal.