Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Alumna FCUP é a nova embaixadora do combate às alterações climáticas da ONU
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Alumna FCUP é a nova embaixadora do combate às alterações climáticas da ONU

Bióloga de 24 anos venceu um concurso internacional


Raquel Gaião Silva, licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), ganhou o concurso da ONU The Global Youth Video Competition, tornando-se embaixadora da juventude para o combate às alterações climáticas. 

Na origem desta distinção está um mini-documentário sobre a Ocean Alive, a primeira cooperativa em Portugal dedicada à proteção do oceano. O vídeo vai ser exibido na próxima segunda-feira, 23 de setembro, em Nova Iorque.
No papel de embaixadora, a jovem bióloga de 24 anos vai também estar presente na Conferência das Partes (COP25), em Dezembro, no Chile.

O mini-documentário desenvolvido pela alumna da FCUP foi um selecionado entre 400 candidatos de todo o mundo e já soma mais de 60 mil visualizações no Youtube. 

“Sinto-me muito orgulhosa pelo projeto que temos em Portugal, da Ocean Alive. Orgulhosa porque os portugueses ajudaram a partilhar e a divulgar o trabalho da Ocean Alive. Não estava à espera de ver tanta gente a partilhar o vídeo e termos mais visualizações, sendo um país pequenino, a competir com países como a Índia ou o México. É um sentimento de orgulho nos portugueses e no nosso exemplo”, sublinhou em declarações à Agência Lusa. 

Em 2018, Raquel Gaião Silva já tinha dado que falar ao ser primeira portuguesa a ganhar o prémio mundial Global Biodiversity Information Facility Young Researchers Award, com um trabalho sobre o impacto das alterações climáticas na distribuição de macroalgas na costa Atlântica da Península Ibérica. 

Natural de Viana do Castelo, licenciou-se em Biologia pela FCUP em 2016 e, em 2018, concluiu o  Mestrado Internacional em Biodiversidade e Conservação Marinha. Atualmente trabalha na Bluebio Alliance (BBA), uma associação portuguesa sem fins lucrativos, fundada em 2015, que representa todos os participantes dos bio-recursos marinhos e da cadeia de valor biotecnológica azul.

raquelgsilva

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-05-02 às 23:27:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias