Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Doutorando FCUP estuda vasos de sementes de povos antigos
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Doutorando FCUP estuda vasos de sementes de povos antigos

Vasos descobertos durante escavações arqueológicas em Miranda do Douro


Luís Seabra, estudante do doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), está a estudar vasos de sementes de povos antigos descobertos por um grupo de investigadores no decurso de escavações arqueológicas no castro de S. João das Arribas, em Miranda do Douro. Esta descoberta, destes vasos "quase intactos", está a permitir conhecer o que cultivavam os povos antigos. 

“Foram descobertos vasos de cerâmica que continham, no interior, grãos de cereais tais como centeio, cevada e trigo. Estas sementes vão agora ser analisadas por uma equipa de arqueobotânica e nos próximos tempos os resultados serão divulgados”, revelou o doutorando da FCUP em declarações à Agência Lusa. 
 
O também investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) adiantou que esta descoberta poderá dar a conhecer o que os povos que ali viveram há centenas de anos cultivavam e como o faziam e, ao mesmo tempo, perceber o seu contexto arqueológico.

“As sementes encontradas dentro e fora do vaso são minúsculos pontinhos pretos, com aparência petrificada, e carregam muita história”, explicou o investigador.

Os responsáveis pelos trabalhos arqueológicos do Projeto de Investigação sobre o Castro de São João das Arribas já tinham recolhido vários materiais, incluindo vasos e sementes, em anos anteriores, desde 2016, e cedo perceberam o potencial e a riqueza dos achados, tendo iniciado então uma colaboração com a equipa do CIBIO-InBIO para integrar estudos de Arqueobotânica/Carpologia.

“No entanto, vamos precisar agora de mais tempo, nos próximos anos, no âmbito do meu doutoramento, para fazer a análise das restantes amostras e depois conjugar os resultados”, disse Luís Seabra.

A tese de doutoramento de Luís Seabra está a ser orientada pelo Doutor João Tereso, doutorado em Biologia pela FCUP e atualmente investigador no CIBIO-INBIO, pelo Professor Rubim Almeida, docente da FCUP, e pela Doutora María Martin-Seijo, investigadora do Grupo de Estudos para a Prehistoria do NW Ibérico-Arqueoloxía, Antigüidade e Territorio, Departamento de Historia, Universidade de Santiago de Compostela, em Espanha. 

O Projeto arqueológico de S. João das Arribas é coordenado pelos arqueólogos Mónica Salgado e Pedro Pereira e tem como parceiros a Palombar, a associação francesa Rempart, a Junta de Freguesia de Miranda do Douro e o município de Miranda do Douro.

vasos
Foto: Luís Seabra

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-05-03 às 18:00:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias