Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Doutoranda da FCUP desenvolve técnica inovadora para medir exoplanetas
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Doutoranda da FCUP desenvolve técnica inovadora para medir exoplanetas

Método proposto recorre à inteligência artificial


A estudante de doutoramento Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Solène Ulmer-Moll, é a primeira autora de um artigo publicado na passada sexta-feira que demonstra que, sabendo a massa e temperatura de equilíbrio de um exoplaneta, é possível determinar o seu raio, com uma precisão superior aos métodos atualmente existentes. O artigo foi publicado na prestigiada revista científica  Astronomy & Astrophysics e resulta de um trabalho de equipa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). 

Para caracterizar um planeta, é necessário conhecer simultaneamente a sua massa e raio, de modo a determinar a densidade e daí deduzir a sua composição. Mas só para um número muito reduzido de exoplanetas (planetas que orbitam outras estrelas que não o sol) é que se conhecem ambos os dados, pois a massa é determinada através da medição da velocidade radial, enquanto o raio é medido recorrendo ao método dos trânsitos.

A equipa do IA desenvolveu um algoritmo que prevê com precisão o raio de uma enorme variedade de exoplanetas, se forem conhecidos vários outros parâmetros estelares, como massa e temperatura de equilíbrio. 

“Agora é possível determinar o raio das centenas de exoplanetas descobertos com o método das velocidades radiais. Isso vai-nos permitir perceber se esses exoplanetas serão potencialmente rochosos”, explica Solène Ulmer-Moll. 

De acordo com a investigadora, este resultado só foi possível graças à reunião de competências de diferentes áreas: “Esta nova maneira de determinar o raio de um exoplaneta é um exemplo perfeito da sinergia entre a ciência de exoplanetas com técnicas de aprendizagem automática.”

astro

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-05-02 às 19:38:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias