Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Projeto de investigadores da FCUP vai ser acelerado por programa de tecnologia
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Projeto de investigadores da FCUP vai ser 'acelerado' por programa de tecnologia

Chemi-Tumor foi um dos 11 projetos selecionados pela HiSeedTech


Um projeto desenvolvido por investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) acaba de ser selecionado para integrar o programa HiTech One, uma iniciativa da HiSeedTech que tem como objetivo auxiliar investigadores a desenvolver as suas propostas de trabalho na área da ciência e tecnologia. 

Durante oito semanas, as equipas dos 11 projetos premiados vão poder desenvolver e validar a sua proposta para um produto ou serviço e desenvolver competências para comercialização das tecnologias desenvolvidas.

Chama-se Chemi-Tumor e tem como objetivo usar o sistema quimioluminescente de um composto presente em organismos marinhos como a anémona, as lulas e os camarões como base para uma terapia anti-cancro inovadora.

“A Coelenterazina faz com que esses organismos emitam luz num processo semelhante ao que estamos mais habituados a ver em pirilampos, devido a uma reacção química em que energia é produzida na forma de luz”, explica Luís Pinto da Silva, investigador no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, na FCUP e no Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto.

E como é que esta tecnologia pode combater o cancro? “Partimos deste sistema para desenvolver novas moléculas que são ativadas por um marcador tumoral e que usam a energia produzida na sua reacção quimioluminescente para gerar, em vez de luz, espécies reactivas de oxigénio que são responsáveis por destruir tumores”, esclarece o investigador acerca deste “mecanismo seletivo para células tumorais.

Este programa vem dar financiamento ao projeto para o próximo passo do Chemi-Tumor. Depois do processo de validação  pré-clínico in vitro, falta agora a validação da tecnologia em modelos animais. “Estas moléculas  parecem ter potencial para tratar vários tumores sem afectar tecidos saudáveis, o que é algo bastante importante para reduzir efeitos secundários no tratamento”, refere Luís Pinto da Silva.

Por detrás desta tecnologia que está pendente de patente, está também a investigadora Carla Magalhães, estudante de doutoramento em Química da FCUP, Patrícia González-Berdullas, colaboradora do CIQUP, e os docentes e investigadores da FCUP, Joaquim Esteves da Silva, do DGAOT e José Enrique Rodriguez Borge, do Departamento de Química e Bioquímica.

equipa
© DR Foto: Equipa do projeto Chemi-Tumor, da esquerda para a direita: Joaquim Esteves da Silva, Carla Magalhães, Patrícia González-Berdullas e Luís Pinto da Silva. 

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 


Renata Silva. SICC. 23-06-2020
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-05-04 às 12:51:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias