Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Prémio mundial atribuído a alumna FCUP
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Prémio mundial atribuído a alumna FCUP

Global Biodiversity Information Facility Young Researchers Award (GBIF)


Raquel Gaião Silva, licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, foi a primeira portuguesa a ganhar o  GBIF Young Researchers Award, um prémio mundial – no valor de 5 mil euros – atribuído pela Global Biodiversity Information Facility (GBIF) e destinado a jovens investigadores que estejam a desenvolver trabalhos no domínio da biodiversidade.

A investigação da alumna da FCUP procura compreender o impacto das alterações climáticas na distribuição de macroalgas, na costa Atlântica da Península Ibérica. Para isso, Raquel Gaião Silva usou registos de ocorrência de espécies da rede GBIF e outras fontes, para examinar se e como o aumento da temperatura dos oceanos pode estar a causar alterações nestes organismos. Neste trabalho foram utilizadas coleções dos herbários portugueses de Porto, Aveiro, Lisboa, Faro e do projeto Marine Forests, uma plataforma de ciência cidadã, de acesso aberto, e que promove a monitorização coletiva e internacional de algas. 

Aos 23 anos, a ex-estudante da Faculdade de Ciências foi selecionada pelo Comité Científico do GBIF, juntamente com a estudante de doutoramento norte-americana Kate Ingenloff, de entre um grupo de 14 candidatos nomeados por chefes de delegação de 11 países participantes do GBIF. 

De acordo com a página oficial do GBIF, os resultados da investigação de Raquel Gaião Silva poderão beneficiar investigadores, decisores políticos e residentes costeiros, dentro e fora das áreas de estudo. 

A alumna da FCUP completou recentemente a sua dissertação para o EMBC+, um mestrado internacional em Biodiversidade e Conservação Marinha, formado pelo consórcio de seis universidades europeias, entre as quais a Universidade do Algarve, e com mais de 60 parceiros em todo o mundo. 

O Prémio Anual Jovens Investigadores GBIF existe desde 2010 e tem procurado promover e encorajar a inovação e investigação em tópicos relacionados com a biodiversidade que utilizem dados partilhados através da rede GBIF. A Global Biodiversity Information Facility Young Researchers Award é uma rede internacional e infraestrutura de investigação financiada por governos de todo o mundo, que tem como objetivo fornecer, a qualquer pessoa e em qualquer lugar, o acesso aberto a dados sobre todos os tipos de vida na Terra.

raquel silva

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-05-05 às 11:44:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias