Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Cientista a investigar na FCUP recebe Medalha Zeldovich
Mapa das Instalações

Cientista a investigar na FCUP recebe Medalha Zeldovich

Frederico Francisco é o primeiro cientista português a receber este prémio

fra
O investigador Frederico Francisco do Centro de Física do Porto (CFP) do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto é o primeiro cientista português a receber a Medalha Zeldovich.
O investigador foi galardoado com a Medalha Zeldovich de 2018 da Commission for Space Research (COSPAR) e da Academia Russa de Ciências pelo seu contributo na resolução do problema da aceleração anómala das sondas Pioneer e pela estimativa da aceleração de origem térmica que permitiu confirmar a experiência gravitacional realizada pela sonda Cassini aquando da sua viagem até a lua Titã de Saturno.
As medalhas são atribuídas, desde 1990, a cada dois anos, para cada uma das áreas de atividade de COSPAR. A de Frederico Francisco corresponde à área de "Fundamental Physics in Space”.
O investigador doutorou-se em 2014 sob a supervisão do Professor Orfeu Bertolami (a sua tese de doutoramento recebeu um prémio da Springer Verlag em 2015) e, desde então, ele tem trabalhado no CFP em inúmeros projetos, tais como: o da putativa anomalia dos voos rasantes; sobre os micro e nano satélites; sobre a aceleração de origem térmica na viagem da sonda New Horizons para Plutão; e, mais recentemente, na construção de um modelo físico para compreender a transição do Sistema Terrestre do Holoceno para o Antropoceno.

Frederico Francisco nas notícias

O prémio recebido pelo investigador Frederico Francisco mereceu a atenção da comumicação social e esteve em destaque, por exemplo, no Jornal "Público".

cientistaportopub

[Clique na imagem para ler o texto na íntegra]

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt
Recomendar Página Voltar ao Topo