Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > FCUP colabora em projeto finalista do Prémio Empreendedorismo e Inovação
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

FCUP colabora em projeto finalista do Prémio Empreendedorismo e Inovação

Carácter inovador nos sectores da Agricultura, Agroindústria e Floresta



projeto CROPEO, que conta com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), através do GreenUPorto, é um dos 12 finalistas da 7ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola. 

Esta iniciativa premeia projetos de carácter inovador nos sectores da Agricultura, Agroindústria e Floresta. 

O CROPEO tem como objetivo a proteção de cereais armazenados contra pragas e doenças, com especial foco na proteção de grãos de milho e está entre os finalistas da categoria "Alimentação, Nutrição e Saúde". 

No âmbito deste projeto, que conta já com uma patente americana, foi desenvolvido um dispositivo agrícola que permite manter cereais e sementes armazenados em silos livres de fungos e insetos. Este dispositivo contém óleos essenciais, com atividade inseticida e fungicida, e permite uma libertação contínua e controlada dos seus voláteis, apresentando desta forma uma solução sustentável que garante a segurança alimentar nos países em desenvolvimento, com acesso limitado a recursos de proteção de cereais armazenados.

Na FCUP, mais concretamente no Campus de Vairão, estão a ser testadas diferentes combinações de óleos essenciais. “No total foram preenchidos 108 frascos e 6 bidões com 462 Kg de milho previamente tamisados”, refere Ana Aguiar, a docente da FCUP e investigadora do GreenUPorto

“Ao longo de 6 meses, têm sido recolhidas amostras mensais de forma a avaliar os efeitos inseticidas e fungicidas dos óleos testados, através da análise da mortalidade dos insetos, aferição dos danos nos grãos, identificação dos fungos e medição da quantidade de farinha de milho resultante do desenvolvimento destes organismos”, acrescenta. Dentro dos bidões, testam-se ainda temperatura e humidade, o que permite  uma monitorização em tempo real do desenvolvimento das atividades metabólicas dos insetos e fungos. 

Estes ensaios estão sob a responsabilidade do estudante do Mestrado em Engenharia Agronómica na FCUP, Pedro Sousa, da investigadora da GreenUPorto, Joana Neto, e da docente Ana Aguiar, sob a coordenação Margarida Bastos, do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O Projeto CROPEO foi desenvolvido em parceria entre o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (Unidade de Investigação – LEAF), a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Unidade de Investigação - LEPABE) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, com a colaboração da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Laboratório de Proteção das Culturas). 

Os projetos vencedores serão conhecidos esta quinta-feira, dia 4 de fevereiro. Aos cinco vencedores será atribuído um prémio monetário no valor de 5.000¤. Ao finalista, que se destaque enquanto Jovem Empresário Rural, será também concedida uma menção honrosa no valor de 2.500¤.



cropeo
© DR 






Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 



Renata Silva. SICC. 01-02-2021
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-05-07 às 05:07:30 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias