Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Fenómeno astronómico raro visível no dia 21 de dezembro
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Fenómeno astronómico raro visível no dia 21 de dezembro

Docente da FCUP João Lima explica este fenómeno


Um alinhamento quase perfeito entre Júpiter e Saturno que não é observado há cerca de 800 anos será visível na próxima segunda-feira, dia 21 de dezembro. Para entender melhor este acontecimento, consultamos João Lima, docente do Departamento de Física e Astronomia, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). 

"Júpiter e Saturno estarão separados por apenas 1/5 do diâmetro duma Lua Cheia. Um alinhamento tão preciso destes planetas, em condições de boa visibilidade, não ocorre desde 1226", explica o docente, que é também investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. 

Trata-se de uma conjunção planetária, uma vez que se dá o cruzamento entre pelo menos dois planetas. "As conjunções ou alinhamentos entre os dois maiores planetas do sistema solar são chamadas Grandes Conjunções e ocorrem de 20 em 20 anos, aproximadamente. Alguns destes alinhamentos são mais "precisos" do que outros", esclarece. 

E em que condições podemos assistir a este acontecimento? João Lima aconselha a observação com a ajuda de uns binóculos ou mesmo de um telescópio para ser "possível separar as imagens dos dois planetas". "Tudo isto, claro, se o céu estiver limpo", salvaguarda. E acrescenta: "O facto dos planetas estarem muito perto do Horizonte (pouco antes de se porem, também) dificultará a observação, sobretudo num local com poluição luminosa". 

O docente explica também que o "fenómeno será visível cerca de 45 minutos depois do Sol se pôr, na direção Sudoeste.

De acordo com a NASA, quem deixar escapar esta oportunidade só terá oportunidade de ver uma conjunção destes dois planetas daqui a 60 anos. 

 

PR
© Sky & Telescope / Gregg Dinderman

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 



Renata Silva. SICC. 16-12-2020
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-05-06 às 00:35:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias