Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Como é o Ensino a Distância no caso de um estudante surdo e com baixa visão
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Como é o Ensino a Distância no caso de um estudante surdo e com baixa visão

Estudante da FCUP conta como está a ultrapassar as dificuldades impostas pela Covid-19


A Covid-19 trouxe a todos a necessidade de nos adaptar-nos a uma vida à distância, a nível pessoal e profissional. Para César Casa Nova, estudante surdo e com baixa visão, que está a frequentar a licenciatura em Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), é mais um desafio que está a enfrentar e a superar, sobretudo quando falamos no Ensino a Distância. 

"À distância o ensino é para mim ainda mais lento que o ensino presencial, dado o número de coisas a que tenho que prestar atenção ao mesmo tempo e porque vejo tudo tão pequenino", conta o estudante.

César Casa Nova tinha um ecrã pequeno e por isso más condições de receção da tradução. "Quando os professores iniciaram as aulas síncronas foi muito difícil, porque não tinha condições para poder ver, ao mesmo tempo, os esquemas ou exercícios e a tradução da intérprete", explica. 

Desafios superados com soluções adaptadas

Para conseguir ultrapassar esta questão pediu ajuda ao Núcleo de Apoio ao Estudante da FCUP e do Gabinete de Apoio a Alunos de Educação Especial da U.Porto, no sentido de se encontrarem soluções adaptadas. Hoje em dia a aprendizagem é mais fácil, pois agora tem mais um monitor. "Um segundo e maior monitor ajuda-me muito no meu trabalho". 

A ajuda dos professores do Departamento de Matemática também foi preciosa nesta fase. "Têm feito todos os esforços para que eu tenha o tempo necessário para aprender e adaptar a minha avaliação de acordo com a minha aprendizagem", conta. 

CésarFoto
© DR | César Casa Nova numa aula de matemática com a docente Inês Cruz e com o acompanhamento das intérpretes Ana Oliveira e Ana Magalhães

A importância da LGP Tátil 


Ainda assim, apesar da melhoria, César Casa Nova ainda sente dificuldades sobretudo devido à sua baixa visão. "Quer seja presencialmente ou à distância, a interpretação de LGP é demasiado rápida para os meus olhos. E, muitas informações perdem-se. A LGP Tátil é essencial para mim", explica. Com a Covid-19 torna-se pouco provável, se não praticamente impossível, a LGP Tátil, uma vez que, para ver os gestos, César teria de colocar as suas mãos sob as mãos da intérprete por forma a conseguir perceber corretamente a informação. 

Esta foi uma das primeiras ajudas que César, que ganhou este ano o Prémio de Cidadania Ativa da Universidade do Porto, teve de solicitar quando chegou à FCUP.

"Pedi ajuda para a tradução adaptada das intérpretes através da tradução em língua gestual tátil; dos materiais de apoio, tal como um monitor maior para ver bem os programas computacionais nas aulas práticas de Geometria e de outras UCs; de quadros brancos e ampliação de letras/imagens e a mudança de tipos de letras/gráficos nos slides dados pelos professores", descreve. 

Este jovem apaixonado pela matemática chegou também a criar códigos gestuais para serem usados pelas Intérpretes de LGP nesta área de ensino. "Assim, elas usam esses códigos gestuais para interpretação. Mais tarde, poderão ser usados para traduzir para outros surdos e surdocegos". 

Ensinar LGP na FCUP

Para além desta sua iniciativa, ainda ensinou estudantes, professores e funcionários algumas palavras em LGP. "E então senti a necessidade de mostrar que tinha uma Língua própria. Precisava de ensinar gestos básicos aos estudantes e aos funcionários, para comunicarmos. E também a alguns professores universitários, primeiro por LGP, depois aos poucos por Língua Gestual Tátil, que é a forma de comunicação adaptada para surdocegos. Foi assim que tudo surgiu. Isto ajudou a comunidade universitária a compreender melhor as minhas dificuldades. Participei em seminários e divulgação de LGP e LGP Tátil, alertando as dificuldades sentidas pelos surdocegos", conta o estudante. 

Este trabalho está agora interrompido, mas a aprendizagem não. 

foto
© DR | As aulas de César decorrem também com o apoio das duas intérpretes de LGP. 




Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 




Renata Silva. SICC. 09-06-2020
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-05-04 às 11:06:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias