Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Jardim Botânico do Porto conquista prémio internacional
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Jardim Botânico do Porto conquista prémio internacional

Galardão atribuído pela International Camellia Society



O Jardim Botânico do Porto, polo do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto dirigido pelo docente da FCUP, Paulo Farinha Marques, foi distinguido com o estatuto de "International Camellia Garden of Excellence", atribuído pela International Camellia Society.
 
Esta distinção, reservada aos jardins de todo o mundo que se destaquem pela qualidade da sua coleção de camélias, surge na sequência de uma candidatura apresentada pelo Jardim Botânico do Porto, em conjunto com a Associação Portuguesa de Camélias.

A proposta, elaborada por vários elementos da equipa do Jardim Botânico, vários deles alumni da FCUP, foi posteriormente apreciada e aprovada, por unanimidade, por um júri internacional constituído por 26 especialistas de vários países.

Na base deste galardão esta então a valiosa coleção de camélias que povoam o Jardim Botânico do Porto, a maioria das quais ali plantadas no século XIX e com origens que vão desde Portugal até à Bélgica, Itália, China ou Estados Unidos. Entre elas incluem-se também varias espécies em vias de extinção.

“O Jardim Botânico do Porto e a coleção de camélias são o resultado de um extraordinário trabalho de várias gerações que têm contribuído para a criação e preservação da estrutura verde que hoje vivenciamos”, destaca Paulo Farinha Marques, Diretor do Jardim Botânico do Porto.

Sobre o prémio

Criado no final da década de 1990, o International Camellia Society Gardens of Excellence é um galardão atribuído a cada dois anos a jardins de todo o mundo por um júri designado pela International Camellia Society, uma entidade internacional sem fins lucrativos que visa promover o conhecimento e a valorização das camélias.

O reconhecimento que advém da atribuição do galardão é válido por um período de 10 anos, após o qual os jardins são novamente alvo de avaliação.

Ver notícia completa no portal Notícias UP

jardimbotanicp
A “Dona Jane Andresen” é uma das centenas de espécies que povoam o Jardim Botânico do Porto. ©Jardim Botânico do Porto/MHNC-UP


Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 


Renata Silva. SICC. 05-05-2020

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-05-03 às 07:49:26 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias