Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > FCUP contribui para distinção internacional de jardins portugueses
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

FCUP contribui para distinção internacional de jardins portugueses

Prémio Green Flag 2019

E se para além de bandeiras azuis nas praias, Portugal passasse a ter também bandeiras verdes nos jardins? Uma iniciativa da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), em conjunto com a Câmara Municipal do Porto, permitiu pela primeira vez a atribuição do prémio Green Flag a três espaços verdes da cidade do Porto.

O Parque da Cidade, o Jardim do Passeio Alegre e o Jardim Botânico do Porto - Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), cujo Diretor é o docente da FCUP Paulo Farinha Marques, estão agora entre os melhores espaços verdes do mundo, tendo conquistado este prémio internacional com distinção. Portugal está entre os 17 países que receberam este galardão.

“Este prémio só é atribuído a espaços verdes públicos que cumpram os mais elevados padrões de qualidade na sua gestão avaliando parâmetros como a proteção e promoção da Paisagem, do Património e da Biodiversidade, a Manutenção e Limpeza, a Segurança e o Conforto, e o Envolvimento da Comunidade”, explica Cláudia Fernandes, Diretora da Licenciatura em Arquitetura Paisagista da FCUP e coordenadora do projeto.

A candidatura ao prémio Green Flag é efetivada através da apresentação de um Plano de Gestão e, “como o curso de Arquitetura Paisagista da FCUP se destaca do panorama formativo em Portugal também pelo desenvolvimento destas competências, propusemos à Câmara Municipal do Porto, quando apresentamos o projeto, apoiar e coordenar a produção destes planos”, conta a docente.

O processo de candidatura teve várias fases e contou com as visitas de elementos do júri aos jardins, realizadas no início e no final do processo.

Para Cláudia Fernandes, que integrou na sua equipa as arquitetos paisagistas formadas na FCUP Inês Vasconcelos Luís e Catarina Fernandes, concorrer a este prémio foi uma forma de poder “destacar o excelente trabalho já desenvolvido pelas equipas que gerem e mantêm estes espaços e também de divulgar internacionalmente o nosso extraordinário património paisagístico”.

Por sua vez, Paulo Farinha Marques elogia a equipa do Jardim Botânico "cujo empenho, dedicação e paixão permitiram atingir esta qualidade".

O objetivo é que, agora que está dado o primeiro passo, muitos outros parques e jardins públicos no país possam seguir o exemplo e Portugal possa ter no mapa muitas mais bandeiras verdes.

O Green Flag é um prémio internacional originário de Inglaterra e é atribuído anualmente pelo Ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local e pela Organização Não Governamental Keep Britain Tidy. 


JARDIMBOTANICO
©Joana Tinoco
PARQUEDACIDADE
© Catarina Fernandes
PASSEIO
© Isabel Leal 

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-05-04 às 12:41:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias