Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Investigador da Faculdade de Ciências conquista bolsa Marie Curie
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Investigador da Faculdade de Ciências conquista bolsa Marie Curie

Bolsa de 160 mil euros atribuída pela Comissão Europeia será aplicada por Pedro Soares no estudo de novos fármacos para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Pedro Soares, investigador de pós-doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) a trabalhar no Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), acaba de conquistar uma bolsa individual ‘Marie Skłodowska-Curie’, no valor de 160 mil euros. O valor será aplicado num estudo que visa o desenvolvimento de novos fármacos para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Atualmente não existe cura para a ELA e os fármacos utilizados na terapia visam apenas um tratamento sintomático, aumentando a esperança de vida dos pacientes entre três a quatro meses. Através do projeto MTD4ALS – Development of inovative multi-target drugs for ALS, agora apoiado pela Comissão Europeia, Pedro Soares espera então validar uma nova solução terapêutica que permita  levar à descoberta de novos fármacos.

Com início previsto para junho de 2020, o projeto tem a FCUP como instituição de acolhimento e terá a supervisão da docente da FCUP e também investigadora no CIQUP, Fernanda Borges.

Sobre as Bolsas Marie Curie

Pedro Soares, 32 anos, junta assim o seu nome ao lote de investigadores da U.Porto distinguidos pela Comissão Europeia com as bolsas Marie Curie. Inspiradas no nome da cientista franco-polaca galardoada com dois Prémios Nobel e reputada pelo seu trabalho no domínio da radioatividade, as Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) tem como propósito melhorar o potencial criativo e inovador de investigadores em todas as fases da carreira, independentemente da sua nacionalidade.

Para se conseguir uma destas bolsas é necessário comprovar um currículo excecional no que diz respeito a investigação, publicações, ações de divulgação e formação, e reconhecimento internacional. As propostas são depois avaliadas por um painel de especialistas independentes e classificadas de acordo com a sua excelência, impacto, e qualidade e eficiência da sua aplicação.

Sobre Pedro Soares

Licenciado (2010) e mestre (2011) em Química pela Faculdade de Ciências da U.Porto, Pedro Soares (1987) rumou ao Reino Unido em 2014, para desenvolver o seu trabalho de doutoramento – que concluiria em 2018 – em Ciências da Vida, com especialização em Química Medicinal e Química Biológica, na School of Life Sciences da Universidade de Dundee (Escócia).

Ainda em 2118, regressa à sua alma mater como investigador no grupo de Química Medicinal do CIQUP, onde já havia estado entre 2012 e 2013, como bolseiro de investigação. Ali, tem vindo a contribuir para o desenvolvimento de novas soluções terapêuticas para doenças neurodegenerativas, entre as quais a ELA.

Apesar da sua ainda curta carreira, é autor de várias publicações em revistas científicas de topo na área de química medicinal e química biológica. Em fevereiro de 2019, conquistou o prémio de melhor comunicação em póster na 3ª edição da MuTaLig COST Action para jovens investigadores, que decorreu na Faculdade de Farmácia da Universidade de Paris Descartes.

Pedro Soares

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-05-06 às 16:27:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias