Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > FCUP planta recifes artificiais no terminal de cruzeiros de Leixões
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

FCUP 'planta' recifes artificiais no terminal de cruzeiros de Leixões

Projeto 3DPARE


Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e do Centro Interdisciplinar de Investigação do Mar e Ambiente (CIIMAR) avançaram recentemente com a colocação de nove recifes artificiais junto à sede do CIIMAR no terminal de cruzeiros do Porto de LeixõesOs recifes que foram produzidos por impressão 3D no âmbito do projeto europeu 3D PARE, têm como principal objetivo estudar a sua colonização por organismos marinhos.

Segundo a docente da FCUP e investigadora do CIIMAR responsável pelo projeto em Portugal, Isabel Sousa Pinto, “esta é uma oportunidade inédita, pois junta biólogos e engenheiros de vários países para a construção, implementação e avaliação da colonização das novas estruturas desenvolvidas com recurso a impressoras 3D de ultima geração”.

projeto de âmbito europeu 3D PARE (Tridimensional Artificial Reef Printing for Atlantic Area) junta em consórcio a FCUP, o CIIMAR, o Instituto Português para o Mar e Atmosfera, a Universidade da Cantábria (Espanha), a Universidade de Bournemouth (Reino Unido) e a Escola de Engenheiros de Trabalhos de Construção (França), e propôs-se a desenvolver novos recifes com formas tridimensionais, recorrendo a materiais ecológicos e a novas tecnologias de impressão em 3D.

Após uma fase de teste em pequenos protótipos, os recifes foram finalmente instalados ao largo do terminal de cruzeiros do Porto de Leixões. No total, são nove recifes experimentais, cada um com 1 metro cúbico e cerca de uma tonelada. Para a escolha do material utilizado foram testados três tipos de materiais, entre eles cimento e restos de materiais orgânicos, assim como várias formas e níveis de complexidade.

Um projeto inovador

A construção de recifes artificiais não é novidade. Nos últimos anos, governos em todo o mundo têm afundado no oceano estruturas construídas em diversos materiais e também grandes pedaços de equipamentos ultrapassados ou danificados, na esperança de que estes recifes artificiais criem habitats para peixes e outras espécies marinhas. Em Portugal registam-se, por exemplo, os recifes artificiais colocados na Madeira que também contam com a colaboração do CIIMAR.

Além dos recifes do projeto 3D PARE colocados junto ao CIIMAR, o consórcio dos vários países envolvidos também está a proceder à instalação simultânea de outros exemplares na costa das Astúrias, em Espanha, na costa da Normandia-França e na costa sul de Inglaterra. A colocação dos recifes teve a colaboração da APDL que disponibilizou o rebocador Cachão da Valeira e da empresa de mergulhadores profissionais Multisub.

Ver notícia completa no portal Notícias UP. 

terminalleixoes

Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt 

Renata Silva. SICC. 09-06-2020
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-05-04 às 11:48:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias