Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Andreia Fonseca: a nova voz da AEFCUP
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Andreia Fonseca: a nova voz da AEFCUP

Presidente em entrevista



Quase um mês depois de ter tomado posse como presidente da Associação de Estudantes da FCUP (AEFCUP), Andreia Fonseca, estudante do mestrado em Química, faz um balanço positivo dos primeiros dias à frente deste órgão. Quisemos conhecê-la melhor e aos seus projetos, ambições e desafios. 

dsc_008
© DR

Como têm sido estes primeiros dias desde que tomou posse?

Estes dias têm sido essenciais para a consolidação e alinhamento das atividades, para unir ainda mais a equipa de forma a que as metas a que nos propusemos sejam superadas. São dias bastantes desafiantes, no entanto é isto que faz crescer a nossa associação. 

Quais os desafios com que se depara neste início do ano?


O maior desafio com o qual me tenho deparado é a consciência da incerteza do futuro, devido à situação pandémica que vivemos. Apesar de ser um projeto de continuidade, dúvidas e problemas que desconhecemos têm surgido, ou seja, temo-nos deparado com o grande desafio de reinventar as nossas atividades e as nossas estratégias de chegar à nossa comunidade consoante as dinâmicas à nossa volta. 

A Andreia enveredou pela área das ciências, mais concretamente pela Bioquímica. Como surgiu na sua vida o gosto pela Ciência?

O gosto pela Ciência está bastante inerente à curiosidade, característica bastante assente na minha personalidade. O levantar do véu e descodificar o que nos rodeia, o gosto pelo saber e pela descoberta são pilares pelos quais sempre me identifiquei.

Decidiu por Bioquímica na FCUP. O que a atraiu neste curso?

Senti que o curso de Bioquímica seria o curso que me iria dar a melhor formação para que conseguisse perceber parte daquilo que me rodeia, tendo sido por isso a minha primeira opção. Um pouco também indecisa com o meu futuro, na altura mais inclinada para as ciências forenses, estava também consciente de que este seria um curso que me abriria várias portas no futuro, devido a ser um ciclo de estudos exigente e abrangente, por me fornecer formação em várias áreas.


AE
© DR

"Integrar a AEFCUP foi das melhores decisões que podia ter tomado"

Quando entrou no curso, decidiu integrar a Associação de Estudantes da FCUP. O que a motivou a juntar-se à AEFCUP?

Estou na AEFCUP desde o meu primeiro ano na universidade (2017). Quando cheguei a uma nova cidade, a uma nova realidade, senti uma ligação bastante forte da Associação com os estudantes desde logo na receção. Como forma de integração, mas também de modo a que pudesse vincar e definir ainda mais a minha personalidade vendo perspetivas de estudantes de outros cursos, outros anos, quando vi a oportunidade na página da associação de poder integrar este projeto, não quis deixar de perder esta chance.

Ingressei no departamento Desportivo, uma vez que era atleta e senti que seria aquele em que o meu contributo poderia ser maior e efetivamente ajudar os estudantes da nossa mui nobre casa. E hoje, posso dizer que ir ao recrutamento foi das melhores decisões que poderia ter tomado. Toda esta caminhada ao longo destes anos tem sido um grande crescimento profissional, mas sobretudo pessoal.

Quais são as suas metas enquanto presidente da Associação de Estudantes?

Tenho a grande ambição de tornar a AEFCUP um órgão ainda mais forte e dinâmico. De redesenhar a AEFCUP e ajustá-la à batalha que hoje vivemos, de forma a cumprir aquilo que eu, juntamente com a minha equipa nos comprometemos. É importante que a AEFCUP mantenha o seu papel ativo na qualidade da educação e da formação na nossa faculdade, na inovação pedagógica, no sentido de melhorar os processos de ensino, aprendizagem e a avaliação dos modelos educativos. Pretendo que a AEFCUP seja um ponto de acolhimento e de informação para estudantes nacionais e internacionais. Que sejamos dinamizadores nas áreas do estudo e da formação, do empreendedorismo e do emprego, da inovação e da cultura. Queremos estimular o espírito interventivo, a participação democrática, consciencializar os estudantes para questões atuais e reduzir a nossa pegada ambiental. Potenciar o melhor da AEFCUP, é uma prioridade, construindo uma equipa forte e ativa na nossa comunidade. Aproximar a AEFCUP dos estudantes, através das nossas atividades, e aumentar o sentimento de pertença dos estudantes a esta associação.



"Quero integrar o mercado de trabalho num contexto empresarial com forte ligação em áreas como a gestão"

E a nível profissional, quais são os seus objetivos?

Neste momento, o foco é o mestrado. Após isso, o ingresso no mercado do trabalho é uma prioridade, como profissional na área da química/bioquímica, mas num contexto empresarial, de modo a manter uma forte ligação em áreas como a gestão.

Uma inspiração...

É impossível escolher uma! Gosto de personalidades fortes, que me inspirem a ser melhor. Cada pessoa que me rodeia ajuda-me de alguma forma a crescer e a fortalecer a minha personalidade, incentivando-me a cada vez ser uma melhor cidadã.

Um conselho para os estudantes da FCUP...

Que os estudantes da FCUP tenham voz! Que invistam neles mesmos, participem e se tornem cidadãos interessados e proativos, tanto na FCUP como no país. Que a situação que vivemos não seja uma desculpa para estagnarem, mas sim uma oportunidade para inovarem. A vontade de mudar, de reivindicar, de ser diferente é o conselho que quero deixar aos meus colegas!





Renata Silva. SICC. 13-01-2021

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-05-02 às 00:49:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias