Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Samsung Knox testada na FCUP
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Samsung Knox testada na FCUP

Processo contou com 220 horas de avaliação funcional e criptográfica


O Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade (C3P), sediado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e coordenado pelo docente da FCUP Luís Antunes, ajudou o Gabinete Nacional de Segurança a certificar a Samsung Knox, uma plataforma que consiste na agregação de mecanismos de defesa e segurança que protegem contra invasões, malwares e diversas outras ameaças. Para essa certificação, o C3P necessitou de 220 horas de testes de avaliação funcional e criptográfica que serviram para comprovar o grau de segurança da plataforma.

Neste contexto, foram também examinados os processos de atualização do sistema operativo, mais concretamente os handshakes das assinaturas criptográficas, a robustez do Knox no encapsulamento seguro de dados sensíveis, não permitindo o acesso de aplicações móveis maliciosas, assim como a verificação do fluxo no arranque seguro do Android.

A análise foi feita através da utilização de ferramentas de Common Criteria e também tendo em conta o que já tinha sido feito a nível internacional por outros organismos. Luís Antunes, do departamento de Ciência dos Computadores da FCUP, esteve presente num evento realizado na passada semana pela Samsung Portugal, onde fez uma apresentação sobre o processo de certificação da Samsung Knox.

A Samsung submeteu também esta plataforma a um processo de auditoria que contou com mais 170 horas de avaliação funcional e criptográfica por parte de outros especialistas da Universidade do Porto como o antigo estudante da FCUP, André Batista, considerado o "hacker mais valioso do mundo" numa competição realizada este ano nos EUA. 

Entre os equipamentos Samsung protegidos pelo Knox estão o Note 8, os S9 e S8+ e o S7 Flat, mas também o A8, e os modelos de 2017 A5, J7 e J5. Entre os tablets estão o Tab S3, o Active2 e o Tab A. 

samsung


Divulgue os seus eventos e projetos | comunica@fc.up.pt  


 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-18 I  Página gerada em: 2024-04-29 às 04:03:30 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias