Faculdade de Ciências - Universidade do Porto - Departamento de Matemática



EDIÇÃO 2011-2012
   
 

Formulário "Fazer Pergunta">>


Perguntas frequentes

# Que formação oferece o 2º Ciclo em Engenharia Matemática?

O plano de estudos deste 2º Ciclo contém disciplinas das áreas de Matemática, Biologia, Ciência de Computadores e Física que, combinadas, permitem ao aluno obter uma formação interdisciplinar de índole diversificada. Para complementar esta componente curricular básica o aluno elabora ainda uma dissertação em tema que melhor se adeque ao perfil de graduado por que optou, seja em Ciências da Saúde, Informática, Telecomunicações, Estatística, ou Modelação.

# Que oportunidades terá o aluno para estabelecer um primeiro contacto com o mercado de trabalho?

Estão previstas visitas dos alunos a empresas, indústrias e laboratórios para que, em ambiente laboral, tenham uma percepção mais ajustada da sua possível integração profissional nessas instituições. Além disso, sempre que for conveniente, serão integradas no plano curricular aulas de especialistas seniores que dirigem equipas de trabalho pluridisciplinares.

# Mas qual é a garantia de que a formação neste 2º Ciclo é adequada ao mercado de trabalho?

Este 2º Ciclo conta com o acompanhamento de uma Comissão de Consultores externos, nomeada anualmente, cuja apreciação científica e profissional do funcionamento desta graduação permitirá um ajuste permanente da formação aqui oferecida às exigências do mercado de trabalho.

# O que se entende por dissertação?

É a síntese escrita do trabalho de um ano efectuado no âmbito de um estágio numa empresa/indústria/laboratório, ou de um projecto em instituto de investigação, ou de uma tese numa instituição de ensino, sob orientação de um ou mais docentes dos Departamentos de Matemática Pura e Aplicada da FCUP.

# E em que temas se podem elaborar dissertações?

Serão privilegiados assuntos enquadrados nos perfis que tenham maior relevância para o mercado de trabalho. Os temas de dissertação propostos a alunos do anterior Mestrado em Engenharia Matemática corresponderam à resolução, usando tecnologia e métodos matemáticos, de problemas reais na banca, nos transportes, na saúde, em segurança de redes de comunicação, em genética - e é essa a estratégia que manteremos.

# E em que empresas/indústrias/laboratórios virá a ser possível efectuar estágios?

Foram já contactadas empresas que mostraram interesse na colaboração de alunos com o perfil de formação que este 2º Ciclo pretende assegurar. Os protocolos com estas instituições exteriores à FCUP serão estabelecidos durante o ano e de acordo com as preferências dos alunos.

# E quais os critérios de selecção dos candidatos para este 2º Ciclo?

Para a edição de 2010/2011, estabeleceu-se que serão admitidos até 15 alunos.
As regras de admissão são sucintamente as seguintes:

  • Podem candidatar-se titulares do grau de licenciado, ou equivalente, por instituição nacional ou estrangeira, ou pessoas cujo currículo académico contenha um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha.
  • Exigir-se-á que a formação descrita na alínea anterior contenha uma componente significativa de matemática.
  • Para a selecção e seriação serão relevantes:
    • A proximidade da formação académica do candidato aos objectivos, ao plano de estudos e aos perfis de graduação previstos.
    • A nota final da licenciatura, ou da formação equivalente a um 1º ciclo de estudos.
    • Outros dados curriculares relevantes.
    • O desempenho numa possível entrevista, orientada para que se conheçam as capacidades e motivações do candidato.
Engenharia Matemática
Engenharia Matemática
 
         
     
Engenharia Matemática