O Dia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) tem como objetivo promover a coesão e a sinergia entre os membros da Comunidade FCUP – Estudantes, Colaboradores Técnicos, Docentes e Investigadores – e promover a aproximação das entidades da Universidade do Porto e da Sociedade com quem detém parcerias.

Neste ano em que celebra 110 anos, a FCUP adota como lema o mote: “Sciencia: um poder que mais alto se levanta“, mote inspirado no discurso da sessão de abertura do ano letivo de 1911/1912 proferido pelo primeiro Diretor da FCUP, o Professor António Ferreira da Silva. O momento atual, com os seus grandes desafios científicos e societais, é o tempo de refletir sobre estratégias passadas, presentes e futuras que permitam a afirmação da FCUP como instituição de excelência na Educação, na Investigação e na Inovação, nas áreas de Ciências Exatas e Naturais, e de Ciência de Computadores. Esta reflexão não pode ser indiferente ao potencial de intervenção da FCUP como Instituição com responsabilidade social e com um papel que se pretende progressivamente mais ativo, contribuindo para uma sociedade mais informada, justa e promotora de desenvolvimento sustentável.

O Dia da FCUP 2021 assinala, assim, a abertura do Ano Letivo 2021/22, e proporciona o momento para homenagear todos os Estudantes que escolheram a FCUP como a sua Escola de formação universitária, e aqueles que se destacaram pelas suas prestações académicas no ano letivo anterior. Serão ainda homenageados Colaboradores Técnicos, Investigadores e Docentes que se distinguiram pela sua contribuição no progresso e prestígio da FCUP. Será ainda tempo de homenagear os anteriores Diretores da FCUP pelo papel desempenhado na afirmação nacional e internacional da Nossa instituição.

Será orador convidado Alexandre Quintanilha, Professor Catedrático Jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, atualmente deputado na Assembleia da República e membro de várias comissões parlamentares, sendo Presidente da Comissão de Cultura e Comunicação.