Das questões de Einstein à realidade das tecnologias quânticas: a ciência por detrás do Nobel da Física de 2022 | 15 de fevereiro às 14:30

Palestra proferida por:

Vítor M. Pereira, Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto e

José Carlos V. Gomes, Departamento de Física, Escola de Ciências da Universidade do Minho.

O Nobel da Física de 2022 premeia Alain Aspect, John Clauser e Anton Zeilinger pelo desenvolvimento de experiências com partículas de luz (fotões) quanticamente emaranhadas, as quais firmaram o carácter único e real das correlações quânticas. Partindo da caracterização do estado de “emaranhamento quântico” (quantum entanglement), esta palestra enquadrará o contexto e questões fundamentais que as experiências laureadas permitiram solidificar, bem como os desafios que estes experimentalistas encontraram e as inovações que desencadearam. O emaranhamento quântico tem um papel fulcral no desenvolvimento de tecnologias quânticas e, por isso, veremos também como avanços experimentais estão a materializar uma segunda revolução quântica, caracterizada por métodos e dispositivos de comunicação, de deteção, ou de computação baseados na preparação e manipulação deliberada de estados e correlações quânticas.

15 de fevereiro de 2023 às 14:30

Edifício FC3, Anfiteatro -120