Noticia IA | CHEOPS descobre exoplaneta com a forma de uma bola de rugby

A investigação, liderada por Susana Barros, investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), detetou pela primeira vez a deformação de um exoplaneta.

Chama-se Wasp-103b e orbita uma estrela 1,7 vezes maior e cerca de 200 graus mais quente do que o Sol. Este exoplaneta, estudado por uma equipa internacional liderada pela investigadora do IA U.Porto, tem a particularidade de ter aproximadamente a forma de uma bola de rugby. O estudo, com base em novas observações efetuadas pela missão espacial CHEOPS, da Agência Espacial Europeia (ESA), foi agora publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

Na U.Porto, participaram neste trabalho, além da primeira autora Susana Barros, o docente Nuno Santos, o estudante de doutoramento Babatunde Akinsanm e os investigadores Sérgio Sousa e Olivier Demangeon.

Ver detalhes na noticia do IA, na noticia U.Porto, e na noticia FCUP.

Ver ainda a noticia PT Space, e a noticia da ESA.