Este site visa apresentar toda a formação em Astronomia que existe na U.Porto, pretendendo ser um ponto de referência para futuros alunos procurarem mais informação sobre os diferentes graus do
Departamento de Física e Astronomia (DFA) a que podem concorrer.
O site apresenta informação específica sobre:
Astronomia na U.Porto: formação
A formação em Astronomia na Universidade do Porto teve o seu início em 1984, por iniciativa da
Prof. Teresa Lago, que levou ao aparecimento na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto da Licenciatura em Física/Matemática Aplicada - ramo de Astronomia (LFMA/A).
Com a transição de Bolonha esta passa agora a ser a Licenciatura em Astronomia (LA) que esteve em funcionamento até 2017.
Desde essa altura que a formação nesta área a nivel de Licenciatura é feita através do
Perfil em Astrofísica da Licenciatura em Física.
Entre 1994 e 1999 funcionou o Mestrado Europeu em Astronomia, que envolveu várias universidades europeias.
Na sua sequência surgiu o
Mestrado em Astronomia e Astrofísica (MA), vocacionado para a formação científica avançada de futuros investigadores em Astronomia.
Em 1997 foi criado o Mestrado em Ensino da Astronomia (MEA), que depois funcionou como
Mestrado em Desenvolvimento Curricular pela Astronomia (MDCA) até 2012, que visava essencialmente a formação em Astronomia de professores do ensino básico e secundário.
Desde os anos 80 que a Universidade teve Astronomia como uma das áreas científicas de doutoramento, que desapareceu com a revisão de Bolonha, sendo substituido pelo actual Programa de Doutoramento (3 Ciclo).
O
Programa de Doutoramento em Astronomia (PDA) teve a sua primeira edição em 2004, e visa igualmente a formação científica avançada em Astronomia.
Astronomia na U.Porto: investigação
A presença da investigação em Astronomia moderna apareceu nos anos 80, levando à criação do
Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP) em 1989.
Desde então a U.Porto tornou-se na Universidade Portuguesa com o maior grupo de investigadores em Astronomia, que estão associados ao CAUP ou em outras unidades da U.Porto.
Desde 2014 que a Universidade acolhe um dos polos do
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, a maior unidade de invetsigação e desenvolvimento desta área em Portugal.