Apresentação
As atividades com pais no computador (APC) pretendem promover a ligação entre a escola e as famílias, a colaboração entre alunos e pais/encarregados de educação, a literacia digital e, no caso das ciências, a literacia científica.
Podem, por isso, articular-se com conteúdos curriculares e questões sociocientíficas, como é o caso de efeito de estufa, alimentos geneticamente modificados, biotecnologia e nanociência e nanotecnologia. Os conteúdos são integrados numa perspetiva de ligação com a sociedade e, com o dia a dia dos alunos, que inevitavelmente é transformada pela ciência e pela tecnologia.
Uma APC é uma atividade pedagógica proposta pelo professor, sendo realizada em casa pelos alunos e pais.
É estruturada através de um guião tipificado com seis áreas, que obedecem à sequência:
(1) convite à participação dos alunos e pais
(2) contexto disciplinar
(3) área de trabalho individual
(4) área de trabalho colaborativo alunos / pais
(5) área de pesquisa
(6) autoavaliação.
Estas áreas contêm orientações das tarefas a executar apenas pelo aluno e pela díade aluno/pais, com a ajuda do computador ou de outro dispositivo eletrónico, com ligação à Internet.
O guião da APC pode ser fornecido nos suportes de papel ou digital. As áreas de trabalho colaborativo e de pesquisa são constituídas por questões de carácter mais aberto, em que se pretende incentivar a pesquisa de informação na Internet, de forma critica e orientada, bem como a reflexão subjacente a questões sociocientíficas.