A QUÍMICA DO DIA A DIA

A Química Computacional - Grupo de Bioquímica Computacional
Faculdade de Ciências, Universidade do Porto

CATÁLISE ENZIMÁTICA


                                                  
As enzimas são moléculas que aceleram as reacções químicas. Sem elas a vida seria impossível. São as enzimas que tornam a velocidade das reacções químicas suficientemente alta para ser compatível com a fisiologia dos seres vivos. As enzimas mais eficientes aceleram reacções por 15-20 ordens de grandeza. Muitas fazem com que reacções que demorariam milhões de anos passem a ocorrer numa fracção de segundo.

As enzimas são o destino de muitos dos nossos fármacos. Mais de metade dos fármacos que tomamos visa bloquear (inibir) a acção de enzimas. Através da inibição de enzimas que estejam demasiado activas ou envolvidas em processos patogénicos podemos curar muitas doenças. Os nossos estudos visam clarificar o mecanismo catalítico das enzimas e compreender o mecanismo molecular da catálise, com o qual elas conseguem esta extraordinária performance.



integrase do HIV-1
Modelo molecular da enzima Integrase do HIV-1.
Clique sobre a imagem para visualizar uma animação da enzima.


Fragmento do Domínio Catalítico da Protease do HIV-1
Fragmento da enzima Integrase do HIV-1 usado para estudar o seu mecanismo catalítico.
Clique sobre a imagem para visualizar uma animação da enzima.



O Grupo de Bioquímica Computacional tem estudado um grande número de enzimas, geralmente envolvidas em patologias. Para mais informações sobre os nossos estudos a este nível consulte o portal do grupo.