Avançar para o conteúdo
FCUP - 05 de abril de 2022
ICBAS - 18 de maio de 2022

40 anos da Licenciatura
em Bioquímica na U. Porto

Evento dirigido aos atuais e antigos estudantes de Bioquímica, assim como outros estudantes, docentes, investigadores e colaboradores com interesse na área da Bioquímica 

A entrada será gratuita, sendo, no entanto, requerida inscrição prévia para participação presencial, limitada a 100 pessoas.

O evento irá decorrer no formato presencial e não haverá videotransmissão.

Sinopse

FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO EM BIOQUÍMICA

40 anos da Licenciatura em Bioquímica na U. Porto é um encontro organizado pela Comissão Científica da Licenciatura em Bioquímica da Universidade do Porto, e outros Professores do departamento de Química e Bioquímica da FCUP e do departamento de Biologia Molecular do ICBAS-UP. Este evento pretende assinalar os 40 anos do curso através da realização de palestras e mesas redondas que visam promover a divulgação e a discussão de conhecimentos científicos e atividades pedagógicas inovadoras na área da Bioquímica.

O encontro pretende ainda homenagear três docentes aposentados da UP que tiveram um papel chave na implementação e desenvolvimento da Licenciatura e do Mestrado em Bioquímica, o Professor Doutor Baltazar de Castro (FCUP), a Professora Doutora Maria João Ramos (FCUP) e a Professora Doutora Maria João Saraiva (ICBAS).

Programa

05 de abril de 2022
Faculdade de Ciências – UP

Sessão de abertura (FC2 007) 
14:15h  –  Ana Cristina Freire (Diretora da FCUP), Henrique Cyrne Carvalho (Diretor do ICBAS), Nuno Mateus (Diretor DQB) e Ana Rita Vieira (ex-presidente NEBQUP)

Palestras (FC2 007) 
Moderadores: Nuno Mateus e Ana Rita Vieira
14:30h  –  Susana Soares (DQB-FCUP)  /  “The biochemistry beyond polyphenols: color, taste and bioactivities“ 
15:00h  –  Mariana Ferreira (DQB-FCUP)  /  “The World of Bioinorganic Chemistry at FCUP“
15:30h  –  Cátia Teixeira (DQB-FCUP)  /  “Péptidos sem Fronteiras”
16:00h  –  Alexandre Pinto (DQB-FCUP)  /  “O papel dos meios digitais na educação e investigação em Bioquímica”

16h30 Pausa para café (Lounge DBQ)

“A Sustentável Beleza da Química (na e para a Vida)” – Mesa Redonda (FC2 101)

Moderadores: Baltazar de Castro e Maria João Ramos
17:00h  –  Margarida Bastos, Fernanda Borges, Pedro Fernandes, Victor Freitas, Paula Gameiro, Paula Gomes, Luís Guido, Eduardo Marques, Eulália Pereira, Maria Luísa do Vale

Sessão de encerramento (FC2 101)
Moderadores: Pedro Fernandes e Margarida Bastos
18:00h  –  Maria João Ramos (um depoimento pessoal) e Baltazar de Castro (um depoimento pessoal)

18h30 Porto de Honra (Lounge DQB)

18 de maio de 2022
ICBAS – UP (Salão Nobre)

Sessão de abertura
14:15h  –  Henrique Cyrne Carvalho (Diretor do ICBAS), Ana Cristina Freire (Diretora da FCUP), Claudio Sunkel (Diretor do DBM), e Francisca Espincho (Presidente do NEBQUP)

Palestras 
Moderadores: Pedro Moradas Ferreira e Francisca Espincho
14:30h  –  Sandra Macedo Ribeiro (i3S, UP) / “A Structural Biologist’s journey to elusive conformations of brain proteins”
15:00h  –  Patrícia Maciel (ICVS/3B’s, UM) / “From genes to treatments in Machado-Joseph disease: a tale of worms, mice and men”
15:30h  –  Cecília Rodrigues (FFUL) / “Accelerating drug discovery through collaboration”

“Doenças neurodegenerativas, inovação, translação e bioética” – Mesa Redonda

Moderador: Paulo Correia de Sá e Maria João Saraiva

16:00h  –  Ana Sofia Carvalho (ICBAS), Mónica Sousa (i3S, UP) Luísa Lobato (CHUP e ICBAS) e Catarina Oliveira (FMUC)

16h30 Pausa para café (Foyer)

“Could we narrow the existing gap between experimental models and clinical evidence in systemic amyloidosis?”

17:00h  –  Vittorio Bellotti (U. Pavia, Italy, and U. College London, UK)


Sessão de encerramento

Moderadores: Maria do Rosário Almeida e Vítor Costa
18:00h  –  Maria João Saraiva, um depoimento pessoal 

18h15 Porto de Honra (Foyer)

Homenagem

Professor Baltazar Manuel Romão de Castro

O Professor Baltazar Manuel Romão de Castro é Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1974) e doutorou-se em 1980 na Johns Hopkins University, Baltimore, EUA, no domínio da Química Bioinorgânica. Desenvolveu a sua carreira académica e científica pós-Doutoramento no Departamento de Química da FCUP desde 1973, com Agregação em 1991 e nomeação como Professor Catedrático em 1994, tendo-se jubilado em 2021. A atividade científica do Professor Baltazar de Castro centra-se na Química dos metais de transição e suas aplicações em catálise, desenvolvimento de novos materiais e design de moléculas com atividade terapêutica. É autor de mais de 200 artigos em revistas científicas internacionais de referência e foi orientador de 20 teses de Doutoramento e mais de 25 teses de Mestrado. Foi o Coordenador do Centro de Química da Universidade do Porto (CEQUP) desde a sua fundação em 1993, e é coordenador do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV) desde 2011. É diretor da REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia) desde 2015. Além da sua atividade científica e pedagógica (nas Licenciaturas e Mestrados de Química e Bioquímica), o Professor Baltazar de Castro desenvolveu extensa atividade de gestão – foi Presidente do Conselho Científico (2004-2008) e Diretor (2004-2009) da FCUP, e membro do primeiro Conselho Geral da Universidade do Porto (2009-2013). Enquanto Presidente do Conselho Científico e Diretor da FCUP, teve um papel muito importante na Licenciatura em Bioquímica, pelo apoio que deu ao seu desenvolvimento e pela sua capacidade de comunicação e colaboração com o ICBAS.

Professora Maria João Ramos

A Professora Maria João Ramos é licenciada em Química pela FCUP e Doutorada em Química Quântica pela Universidade de Glasgow, Reino Unido, e pelo Instituto Suíço de Investigação Nuclear. Realizou um pós-doutoramento em Modelação Molecular na Universidade de Oxford, Reino Unido, em 1991, período esse que marcou a transição da sua investigação para a área da Bioquímica. Desde então, lecionou intensamente na Licenciatura e no Mestrado em Bioquímica da FCUP/ICBAS, tendo participado e presidido ambas as Comissões Científicas. A Professora Maria João Ramos lidera o Laboratório de Bioquímica Computacional da FCUP e foi Diretora Associada, durante 10 anos, do Centre for Computational Drug Discovery da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Publicou mais de quatro centenas de artigos científicos, a maior parte dos quais na área da Bioquímica, especialmente nos campos da enzimologia, proteómica, e descoberta de fármacos. O seu trabalho foi reconhecido com vários prémios nacionais e internacionais, tais como o prémio Medinabeitia-Lourenço, atribuído pela Real Sociedade Espanhola de Química, ou o Doutoramento Honoris Causa atribuído pela Universidade de Estocolmo, Suécia. No campo administrativo, foi Vice-Reitora para a Investigação e Desenvolvimento na Universidade do Porto, Diretora do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e Presidente do Departamento de Química e Bioquímica.

maria joão saraiva

A Professora Maria João Saraiva licenciou-se em Biologia na FCUP em 1976, fez Mestrado em Bioquímica na Universidade de Londres, Reino Unido, e doutorou-se em Bioquímica no ICBAS em 1984. Docente no ICBAS desde essa altura, qualificou-se como Professora Catedrática de Bioquímica em 1991. Foi Investigadora Visitante no College of Physicians and Surgeons da Universidade de Columbia em Nova Iorque, EUA, ao longo de vários anos. O seu trabalho de investigação tem-se focado no estudo de doenças neurodegenerativas, em particular no estudo de mecanismos associados à Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF), conhecida como Doença dos Pezinhos. Durante toda a sua carreira docente, esteve ligada à Licenciatura e ao Mestrado em Bioquímica desde a sua criação na Universidade do Porto. A Professora Maria João Saraiva contribuiu para a formação avançada de muitos estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento, e promoveu a Bioquímica através da organização de simpósios/congressos e cursos de formação avançada, entre outras atividades. A Professora Maria João Saraiva é uma cientista de renome na área da Neurobiologia, tendo publicado cerca de 300 artigos científicos em revistas científicas internacionais e recebido, entre outros, o Prémio Seiva por serviços à Ciência, pela Cidade do Porto em 1996, o Prémio Gulbenkian de Ciência em 2009 e a Medalha de Mérito em Ciência pelo Ministério da Ciência em 2019. Ao longo da sua carreira, desempenhou vários cargos de gestão, em particular como membro da direção do Centro de Estudos de Paramiloidose, do Instituto de Biologia Molecular e Celular, e do Centro de Genética Preditiva e Preventiva. Foi ainda Diretora do Departamento de Biologia Molecular do ICBAS e Diretora do Mestrado em Bioquímica. A Professora Maria João Saraiva continua a desenvolver atividade científica no i3S, onde lidera o grupo de Neurobiologia Molecular e orienta estudantes de doutoramento.

* O encontro contará com a presença de outros Professores que tiveram um papel fundamental na criação e desenvolvimento dos cursos de formação em Bioquímica na UP, como é o caso do Prof. Doutor Pedro Moradas Ferreira, Professor Catedrático do ICBAS (aposentado).

Organização

Vítor Costa

Departamento de Biologia Molecular
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Universidade do Porto

Maria Strecht Almeida

Departamento de Biologia Molecular
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Universidade do Porto

Maria João Araújo

Departamento de Química e Bioquímica
Faculdade de Ciências
Universidade do Porto

Maria do Rosário Almeida

Departamento de Biologia Molecular
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Universidade do Porto

Pedro Alexandrino Fernandes

Departamento de Química e Bioquímica
Faculdade de Ciências
Universidade do Porto

Jorge Azevedo

Departamento de Biologia Molecular
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Universidade do Porto

Paula Gomes

Departamento de Química e Bioquímica
Faculdade de Ciências
Universidade do Porto

Margarida Bastos

Departamento de Química e Bioquímica
Faculdade de Ciências
Universidade do Porto

Luís Vieira

Departamento de Química
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Universidade do Porto

Inscrição


Sessão à qual se inscreve:

Apoios

Contactos

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto

Rua de Jorge Viterbo Ferreira, 228   –   4050-313 Porto

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Rua do Campo Alegre, s/n    –   4169-007 Porto

Telefones:
+351 220 428 134
+351 220 402 667

Emails:
pgomes@fc.up.pt
vcosta@ibmc.up.pt