1. Grelhas no formato NTv2

As conversões de datum, entre um datum local e um datum global, são frequentemente efectuadas pela transformação de Bursa-Wolf, baseada em translacção, rotação e escala sobre coordenadas cartesianas geocênctricas. Essas transformações são aproximadas, frequentemente envolvendo erros de alguns metros, não modelando deformações da rede geodésica, que define o sistema local. Uma análise de erros dessas transformações pode ser encontrada na página do IGP.

Com a existência de grande número de pontos da rede geodésica observados com GPS torna-se possível a determinação de diferenças de coordenadas geográficas entre o datum local e o datum global por processos de interpolação locais. No caso português estão disponíveis coordenadas (IGP) de mais de 900 pontos das redes de 1ª e 2ª ordem no sistema ETRS89 e nos vários data locais (Datum 73, Datum Lisboa, Datum Europeu 1950). É possível determinar grelhas de diferenças de longitude e latitude por métodos de interpolação. As figuras 1 e 2 representam respectivamente as diferenças entre o Datum 73 e ETRS89 e as diferenças entre o Datum Lisboa e ETRS89.

Fig. 1

Fig.2

Diversos programas usam a conversão com grelhas para transformação de datum, nomeadamente no formato NTv2 criado para transformações deste tipo no Canadá entre os data NAD27 e NAD83. A transformação entre estes data nos EUA é também efectuada regularmente com grelhas (NADCON).

Este tipo de transformação é usado por vários programas como as bibliotecas PROJ.4 e GDAL (que recorre ao PROJ). Vários programas opensource recorrem a estas bibliotecas, permitindo assim as transformações com grelhas. Os programas comerciais (ESRI, Intergraph, Autodesk, Mapinfo, Manifold) implementam, de uma forma geral este método para EUA e Canadá e mais alguns países que adoptaram esta forma de conversão.

Grelhas no formato NTv2 foram criadas para conversão entre os vários data locais usados em Portugal e o datum ETRS89. Foram usados cerca de 900 pontos da rede geodésica e um processo de interpolação por kriging (no programa Surfer) para criar grelhas com espaçamento de um décimo de grau e cobrindo o território nacional do continente. Os ficheiros (extensão GSB) são os seguintes:

A transformação com grelhas tem erro médio quadrático de 6 cm nas duas coordenadas no caso do datum 73, e 9 cm no caso do datum Lisboa.

Foram também criadas grelhas para outros data menos usados, concretamente o datum Lisboa calculado no elipsóide de Bessel e o datum Europeu 1950. Os ficheiros são os seguintes: