- SIG - Sistemas de Informação Geográfica Engenharia Geográfica, FCUP


Um Sistema de Informação Geográfica é um sistema computacional para aquisição, manipulação, consulta e análise de dados geográficos. Por dados geográficos entende-se a informação que representa as entidade existentes à superfície da Terra, através da sua posição num sistema de coordenadas geográficas bem definido.

Exemplo de SIG

São exemplos de informação geográfica os mapas topográficos digitalizados, as imagens de satélite, os mapas baseados em fotografias aéreas e os modelos de elevação do terreno. Essa informação é organizada em temas, que podem ser de pontos (sinais de trânsito, por ex.), linhas (por ex. rios) ou polígonos (por ex., freguesias). Os atributos que caracterizam as entidades geográficas são armazenados em bases de dados, daí que normalmente um SIG integre uma componente de manipulação gráfica e um sistema de getão de bases de dados.

SIG na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 

A Faculdade de Ciências fornece disciplinas de SIG para a Licenciatura em Engenharia Geográfica, onde este tema adquire grande importância, assim como para outras áreas, ao nível de Mestrado e licenciatura, como a Geologia, a Biologia e a Matemática Aplicada. Em termos de investigação, decorrem projectos, em que os SIG funcionam como ferramentas essenciais de manipulação, gestão e integração de dados. A Faculdade de Ciências tem também prestado colaboração com entidades exterenas, nomeadamente Câmaras Municipais, na implementação de SIG.

Exemplo de actividades em SIG


Sistema de Informação geográfica (SIG) do Jardim Botanico da FCUP

SIG do Jardim Botanico



Sistema de Informação geográfica (SIG) da costa ao largo de Aveiro

SIG da Costa Portuguesa


Ligações na WWW


Última actualização: 16 Julho 2003