COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS E LONGAS DISTÂNCIAS
Fundamentação do Plano de Formação
A utilização de novas tecnologias de processamento, transmissão e recepção de informação estão, hoje em dia, ao alcance de todos os cidadãos. Os alunos não são excepção e são, até, os grandes utilizadores das modernas tecnologias para a informação. De entre as tecnologias envolvidas no processamento e transmissão de informação a grandes distâncias, destacam-se as comunicações móveis e internet, a comunicação óptica através de fibras e guias ópticos, os sistemas de modulação AM e FM, etc.
Apesar de utilizadores, o conhecimento sobre os fundamentos subjacentes aos procedimentos de codificação/descodificação de informação e funcionamento de tais tecnologias é superficial.
Os professores da disciplina de Física e Química são, então, muitas vezes interpelados pelos seus alunos para explicarem os fundamentos do funcionamento de transmissores/receptores de informação, o modo como a informação é codificada, transmitida e descodificada. A explicação exige o recurso ao conceito de campo electromagnético e às leis que o governam, e a demonstração experimental de alguns dos procedimentos exige a utilização de meios computacionais e equipamento laboratorial mais complexo, alguns deles acessíveis nas escolas. Nem sempre os professores se sentem à vontade com a utilização das novas tecnologias nem familiarizados com os fundamentos Física do seu funcionamento.
O tema Comunicações do programa permite a abordagem destes tópicos de Física num contexto de tecnologia avançada, evidenciando a importância do desenvolvimento da Ciência Fundamental para o progresso tecnológico. Esta acção de formação pretende rever e discutir os conceitos e leis envolvidos no processo de transmissão da informação através de sinais acústicos ou electromagnéticos, e dar formação laboratorial nas actividades experimentais previstas no programa usando técnicas motivadoras, e em algumas das técnicas de processamento e transmissão de informação através de um projecto a desenvolver em grupo.
- Integrar os conteúdos temáticos do actual programa da disciplina de Física e Química 11º ano.
- Planificar as actividades laboratoriais constantes do tema Comunicações do actual Programa da disciplina de Física e Química, 11º ano.
- Aplicar os princípios e as técnicas de medição adequados ao estudo experimental em causa.
- Familiarizar os formandos na utilização do computador e das máquinas gráficas para o controlo e aquisição automática de dados.
- Realização laboratorial das actividades planificadas.
- Discussão e análise dos resultados.
- Enquadramento didáctico das actividades realizadas.
- Apresentação do projecto desenvolvido.
1. Módulo teórico
-Análise dos conteúdos programáticos do tema Comunicações.
-Revisão dos conceitos e leis.
-Introdução à utilização do osciloscópio, máquinas gráficas, sensores e software
necessário nas actividades laboratoriais.
-Medições e erros.
2. Actividades laboratoriais do programa da disciplina
- Trabalho com o osciloscópio, multímetros e análise experimental de
circuitos eléctricos
simples.
- Indução magnética e demonstração da lei de Lenz. Estudo do funcionamento do
transformador e levitação magnética.
- Medição da velocidade de propagação do som no ar. Medição da velocidade de
propagação
de um sinal electromagnético num cabo coaxial. Atenuação.
- Descrição de sinais harmónicos simples. Análise espectral de um sinal
complexo.
Análise da voz e do som de um instrumento musical. Timbre.
- Propagação em meios limitados: reflexão, refracção; reflexão total.
Interferência e
difracção.
- Modulação AM e FM.
- Experiências com lasers e fibras ópticas; experiências com micro-ondas.
3. Projecto de grupo
- Desenvolvimento de um projecto experimental.
4. Avaliação
- Apresentação oral do projecto desenvolvido e discussão do respectivo
relatório
Metodologias
Aulas teóricas:
5h (2 módulos de 2.5h) - 1 turma com 30 formandos (máximo); apresentação dos conteúdos suportada por audiovisuais e textos de apoio.
Aulas práticas:
17.5h (7 módulos de 2.5h) - 2 turmas com 15 formandos (máximo); trabalho em pequenos grupos com recurso a meios informáticos.
Avaliação: 2.5h
Ficha de inscrição * envie a sua ficha de inscrição para formacao.continua@fc.up.pt
As inscrições são consideradas definitivas após o pagamento da propina.