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Relatório de concretização do Processo de Bolonha
Anos de 2006/2007 e 2007/2008
Lista de cursos criados ou adequados
No processo de transição para a nova realidade jurídica resultante da promulgação de legislação destinada a concretizar o Processo de Bolonha, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto criou ou adequou os seguintes cursos:
LICENCIATURAS
MESTRADOS INTEGRADOS
MESTRADOS
DOUTORAMENTOS (Programas Doutorais)
  • Arquitectura Paisagista e Ecologia Urbana (registado em 2008/2009) (em colaboração com a FCTUC e ISA-UTL)
  • Biodiversidade, Genética e Evolução (em colaboração com FCUL)
  • Biologia (em fase de registo)
  • Biologia das Plantas (em colaboração com UM e UA)
  • Consumo Alimentar e Nutrição (em colaboração com o FCNAUP)
  • Ciência de Computadores
  • Ciências e Tecnologia do Ambiente (em fase de registo)
  • Ciências Forenses (em colaboração com FMUP, ICBAS-UP, FFUP, FDUP)
  • Ensino e Divulgação das Ciências (processo de criação em curso)
  • Física (MAP-FIS) (em colaboração com UM e UA)
  • Geociências (em colaboração com UA)
  • Informática (MAP-i) (em colaboração com UM e UA)
  • Matemática (Inter-Universitário) (em colaboração com UC)
  • Matemática Aplicada (em colaboração com FEUP, FEP e ICBAS)
  • Química
  • Química Sustentável (registado em 2008/2009) (em colaboração com FFUP. ICBAS-UP e FCT-UNL)
MINORS OU FORMAÇÕES COMPLEMENTARES para as licenciaturas em Astronomia, Biologia, Ciência de Computadores, Física, Geologia, Matemática e Química
  • Agronomia
  • Astronomia
  • Biologia
  • Estatística e Modelos
  • Física
  • Geologia
  • Informação Geográfica
  • Informática
  • Matemática
  • Matemática Aplicada
  • Química
Resumo das acções desenvolvidas na FCUP
A extensão das listas anteriores, bem ilustrativa da grande diversidade de saberes professados na Faculdade de Ciências, pode dar uma ideia do trabalho que foi necessário efectuar para concretizar a passagem dos antigos cursos para os actuais.
Foram redigidos, discutidos e aprovados pelos Conselhos Científico e Pedagógico os planos de transição e equivalência entre cursos antigos e novos. Antes da aprovação os planos foram previamente testados, pelo Conselho Pedagógico, em amostras de alunos de diversos anos e cursos e identificadas dificuldades que levaram a diversas alterações das versões iniciais. A implementação destes planos levou à análise de um grande número de planos de estudo individuais. É de salientar o trabalho para este efeito efectuado por Directores de curso e respectivas comissões científicas, especialmente no caso de cursos com muitos alunos.
Durante o ano de 2006 a Comissão Coordenadora do Conselho Científico funcionou em regime alargado, com vários convidados dos Departamentos da FCUP, tendo produzido directivas gerais para a generalidade dos cursos da FCUP, reunidas no documento intitulado Normas Gerais para a implantação do Processo de Bolonha na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
No ano 2007/2008 funcionaram simultaneamente os cursos pré-Bolonha e os novos, pois foi dada oportunidade aos alunos das licenciaturas em condição de terminar os cursos antigos neste ano de transição de optarem por esta hipótese ou pela inserção nos novos planos de estudo.
Foram elaborados regulamentos para os vários cursos e estabelecidos e divulgados os objectivos. Para os cursos de pós-graduação foram fixados critérios de selecção e seriação.
Mudanças operadas
Nesta secção indicam-se as principais diferenças entre os novos cursos e os antigos.
a) Aumento da percentagem das cadeiras opcionais.
b) Introdução de opções, designadas por opções FCUP, de escolha totalmente livre na Faculdade de Ciências.
c) Introdução de opções quase totalmente livres na Universidade, isto é, pode ser escolhida qualquer unidade curricular leccionada na UP, excepto se situada na área fundamental do curso.
d) Possibilidade, em termos regulamentados pelo Conselho Científico, de creditação do trabalho efectuado em projectos de iniciação à investigação.
e) Diminuição da escolaridade semanal.
f) Aumento do número de parcerias para a mobilidade de estudantes em países da União Europeia e América Latina, mas não só. Aumento da adesão dos estudantes à mobilidade.
g) Introdução, em unidades curriculares, de abordagem ao desenvolvimento de competências transversais, designadamente nos domínios da utilização de técnicas de informação, do desenvolvimento da capacidade do trabalho em grupo, da apresentação pública de resultados e dos conhecimentos de técnicas de gestão.
Atendendo à quantidade dos cursos da Faculdade de Ciências, e à sua diversidade tanto de assuntos como de objectivos, é claro que as mudanças atrás mencionadas não têm a mesma expressão em todos eles, podendo variar, cada uma delas, de curso para curso, na forma e na incidência.
Medidas de apoio à promoção do sucesso escolar
Tem sido feito um esforço de actualizar metodologias de ensino baseadas na aprendizagem individual, designadamente através da generalização de plataformas informáticas com o objectivo de incentivar e apoiar o trabalho dos estudantes.
Dependendo da natureza do curso e unidade curricular, tem havido um aumento da incidência no estudo de casos e no uso de problemas na aprendizagem, como medidas potenciadoras do interesse dos estudantes nas matérias.
Foram introduzidas, em vários cursos, horas de contacto de orientação tutorial, como medida de apoio à promoção do sucesso escolar.
Generalizou-se o uso de metodologias de avaliação não reduzidas a um único exame final.
Medidas de estímulo à inserção na vida activa
Para além de algumas das condições listadas na terceira secção, nomeadamente a referida na alínea g), refere-se, como medida de estímulo de inserção no mercado de trabalho, a possibilidade, em todos os cursos de licenciatura, de os alunos efectuarem um estágio, ou projecto, em contexto laboral, que será devidamente creditado até um máximo de 15 ECTS nas respectivas fichas escolares.
Contributo dos estudantes através de inquéritos
Os estudantes são auscultados através de inquéritos que na Faculdade de Ciências são realizados pelo Conselho Directivo da Faculdade.
Relatórios de cursos
A partir de ligações colocadas nas listas do ponto primeiro deste relatório, podem ser consultados os relatórios de vários cursos da Faculdade onde, para além de outras, algumas das questões aqui abordadas são apresentadas em pormenor.
Porto e Faculdade de Ciências - Conselho Científico e Conselho Pedagógico - Fevereiro de 2009
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