Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C.
Sugerimos que actualize o browser para ter uma melhor experiência de utilização.
Mais informações em webstandards.org

 
PT 
 EN
_
ad
 
A FCUP
ALUNOS
ENSINO
INVESTIGAÇÃO
DEPARTAMENTOS
PESSOAS
SERVIÇOS
CONTACTOS
INFOCIÊNCIAS
20 SETEMBRO / QUARTA
03:11
[‹‹]VOLTAR

Mestrado em Física Médica 2010/2011

DIRECTOR DE CURSO: CARLA SUSANA SANTANA CARMELO ROSA
NUMERUS CLAUSUS: 12
VAGAS 2ªFASE: 6
PROPINA: € 986
RESULTADOS DA SERIAÇÃO:   1º FASE[››]  2º FASE[››]
     
OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS
Com este curso de Mestrado em Física Médica pretende-se contribuir para a formação avançada nas áreas da biofísica, da aplicação das radiações ao diagnóstico e terapia, da instrumentação, dos materiais funcionais com aplicações na biomedicina e do processamento de sinais biológicos, de modo a complementar a formação de base daqueles que desejem, no futuro, vir a desenvolver actividade profissional em ambiente hospitalar na área da Física Médica, de acordo com as normas em vigor, ou a realizar de trabalho de investigação e desenvolvimento na área das Ciências Biomédicas. Para atingir em pleno os objectivos do curso de Mestrado em Física Médica, o Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto estabeleceu colaborações a nível científico e pedagógico com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o Instituto de Oncologia Francisco Gentil - Centro Regional do Porto, o Hospital Geral de Santo António e a Siemens - Medical Solutions. Em conjunto, estas instituições reúnem os recursos humanos na área das Ciências Biomédicas, em particular, da Física Médica, bem como os equipamentos e ccrosaas competências necessários para o desenvolvimento de uma sólida formação teórica e de um trabalho de índole científico ou profissional, adequados à formação que se pretende oferecer com este curso.
As competências e conhecimentos adquiridos nesta formação deverão permitir:
1. A fácil integração no estágio profissionalizante para a obtenção da qualificação em Física Médica, de acordo com a legislação em vigor, realizando tarefas em ambiente laboratorial ou hospitalar sob a supervisão de especialistas qualificados, aplicando os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas da área;
2. Desenvolver as capacidades requeridas para a participação activa na investigação, assim como no desenvolvimento e inovação de técnicas, processos e equipamentos com utilidade em ambiente hospitalar, potenciando futuros desenvolvimentos nacionais no domínio da I&D em Ciências Biomédicas.
3. Prosseguimento de estudos de terceiro ciclo na área da Física Médica ou da Engenharia Biomédica, ou em outras áreas de Engenharia que exigem formação pluri-disciplinar.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
1. Candidatar-se ao Estágio Profissionalizante para a obtenção da qualificação em Física Médica
2. Exercer funções de consultadoria técnica em empresas de equipamento médico.
3. Prosseguimento de estudos de terceiro ciclo na área da Física Médica ou da Engenharia Biomédica, ou em outras áreas de Engenharia que exigem formação pluri-disciplinar.
CALENDÁRIO DE EXAMES   1ºSEM[››] 2ºSEM[››] ESPECIAL[››]
PÁGINA DO CURSO [WEB]
CONDIÇÕES DE ACESSO
  • Serão admitidos para candidatura ao Mestrado em Física Médica os licenciados em Física, Física Aplicada, Engenharia Física, Astronomia, Engenharia ou áreas afins.
  • Serão ainda admitidos candidatos que tenham adquiridos pelo menos 180 créditos em áreas de Ciências e Engenharia com forte formação em Física e Matemática.
CRITÉRIOS DE SELECÇÃO E SERIAÇÃO
  • Classificação final da licenciatura.
  • Currículo académico, valorizando a formação em Física, Matemática e Computação.
  • Currículo científico e profissional, valorizando a experiência na área.
  • Carta de motivação.
  • Se necessário, poderão ser avaliados em entrevista a motivação, os conhecimentos de física e capacidade de utilização do inglês como língua de trabalho.
PRAZOS DE CANDIDATURA ESPECÍFICOS:
Candidaturas Seriação Inscrição
1ª Fase 14 Junho a 23 Julho 2010 27 e 28 de Julho 2010 30 Julho a 6 Agosto 2010
2ª Fase 23 Agosto a 15 Setembro 2010 16 e 17 de Setembro 2010 20 a 24 de Setembro 2010
As aulas do primeiro ano do Mestrado em Física Médica começam no dia 27 de Setembro.
CONTACTOS
Director do Curso: m.fm.director@fc.up.pt      Gabinete de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Nota: A informação é disponibilizada a título informativo e não dispensa a consulta de documentos oficiais.
e-LEARNING
AUTENTICAÇÃO
QUICKLINKS
Webmail
Cooperação Internacional
Centro Informática
Biblioteca
Bolsa Emprego
Como chegar à FCUP?
FUNDO ANTIGO
NOTÍCIAS
GALERIA IMAGENS
SAÚDE E BEM-ESTAR
LINHA SOS - UP
AEFCUP
FCUP 2017