Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C.
Sugerimos que actualize o browser para ter uma melhor experiência de utilização.
Mais informações em webstandards.org

 
PT 
 EN
_
ad
 
A FCUP
ALUNOS
ENSINO
INVESTIGAÇÃO
DEPARTAMENTOS
PESSOAS
SERVIÇOS
CONTACTOS
INFOCIÊNCIAS
12 DEZEMBRO / TERÇA
16:01

Consultar informação atualizada no SIGARRA [››]


Exames

     1. O prazo para afixação do calendário de exames?

         

    O calendário de exames é disponibilizado no InfoCiências.

     2. Em que condições poderá o aluno ser excluído do exame final?

         

    O aluno poderá ser excluído de acesso a exame final quando não tenha obtido frequência numa disciplina, isto é, quando falte a mais de um quarto das aulas práticas ou teórico-práticas previstas, ou não realize, com aprovação, pelo menos dois terços dos trabalhos de índole laboratorial ou de campo (artº.101- do anterior Estatutos da FCUP).

     3. Em que situações pode o aluno requerer a realização de novas datas de exames para além das prevista no calendário escolar?

         

    O aluno pode requerer a marcação de novos exames quando as datas dos mesmos coincidam com: 
    1. Falecimento de cônjuge, parente ou afim no 1º grau da linha recta (por exemplo, pais, filhos, sogros, genro/nora), situação em que tem as suas faltas justificadas até oito dias consecutivos. Falecimento de parente ou afim em qualquer outro grau da linha recta (por exemplo, avó ou bisavó, neto ou bisneto) ou do 2º e 3º graus da linha colateral (por exemplo, irmão, tio, sobrinho, cunhado) situação em que tem as suas faltas justificadas até três dias consecutivos;
    2. Internamento hospitalar devidamente comprovado (mencionar a data de internamento) e atestado médico, imediatamente subsequentemente a esse internamento;
    3. Representação da Faculdade ou Universidade em provas desportivas universitárias oficiais ou manifestações culturais universitárias, a nível nacional ou internacional, bem como representação do país em provas desportivas ou manifestações culturais internacionais (artº103 - do anterior Estatutos da FCUP).

     4. Marcação de novos exames, por motivo de faltas dadas por doeça transmissível?

         

    Sempre que um aluno seja protector de doença transmissível, que determine a evicção escolar nos termos do Decreto Regulamentar nº 3/95, deve comunicar o facto à Faculdade por si ou por interposta pessoa, por escrito e no prazo de três dias úteis a contar da data em que teve conhecimento de ser portador da doença, devendo o pedido de relevação de faltas dadas a aulas e exames e respectiva justificação ser apresentado no prazo máximo de dez dias úteis a contar do termo do prazo do afastamento obrigatório ou da cura clínica.

     5. Que regras se aplicam às classificações de testes/exames?

         

    A classificação dos testes escritos e exames é feita de 0 a 20 valores. Os alunos com classificação superior a 8,0 valores poderão solicitar ao júri, por escrito, no prazo de dois dias após a afixação dos resultados, a realização de uma prova complementar de avaliação oral.
    A afixação das classificações dos testes escritos deverá ter lugar até 20 dias úteis após a sua realização, de modo a mediarem pelo menos quatro dias úteis entre a afixação e data de exame; se tal não puder ser observado, haverá adiamento do exame para data a fixar pelo Presidente do Conselho Pedagógico. Os termos de exame devem ser disponibilizados até 7 dias úteis após o fim da época de exames (artº106º- do anterior Estatutos da FCUP)

     6. Quando e em que circunstâncias pode o aluno fazer melhoria de nota?

         

    Consulte o artigo 10º (melhoria de classificação) do regulamento Geral para avaliação dos Discentes.

     7. Os testes e/ou exames (sistemas de cotações) podem ser consultados pelo aluno após correcção?

         

    Sim. Será sempre facultada aos alunos a consulta das suas provas escritas corrigidas, bem como o correspondente sistema de cotações, quer se trate de exames finais quer de testes escritos (Art.109º- do anterior Estatutos da FCUP)

     8. Como se procede ao pedido da revisão de prova?

         

    O aluno pode solicitar ao júri a revisão das suas provas escritas, no prazo de três dias úteis após o início do período de acesso às provas corrigidas. Este recurso suspende a contagem os prazos relativos a uma eventual prova oral (art.111º-  do anterior Estatutos da FCUP).

     9. Quais são as épocas de exame?

         

    São três as épocas de exame final: época normal , época de recurso (os alunos podem realizar em cada época normal e de recurso os exames correspondentes ao número de unidades curriculares em que estão inscritos, desde que tenham frequência) e época especial para conclusão.  São considerados finalistas os estudantes que lhe faltem realizar, para conclusão de curso, até um máximo de 30 ECTS.

e-LEARNING
AUTENTICAÇÃO
QUICKLINKS
Webmail
Cooperação Internacional
Centro Informática
Biblioteca
Bolsa Emprego
Como chegar à FCUP?
FUNDO ANTIGO
NOTÍCIAS
GALERIA IMAGENS
SAÚDE E BEM-ESTAR
LINHA SOS - UP
AEFCUP
FCUP 2017