Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C.
Sugerimos que actualize o browser para ter uma melhor experiência de utilização.
Mais informações em webstandards.org

 
 
_
ad
 
A FCUP
ALUNOS
ENSINO
INVESTIGAÇÃO
DEPARTAMENTOS
PESSOAS
SERVIÇOS
CONTACTOS
INFOCIÊNCIAS
Calendário Escolar
Calendário de Exames
Prazos de Inscrições
Regulamentos/Informações
Serviços/Recursos
Bolsa de Emprego
PEEC
AEFCUP
SASUP
[‹‹]VOLTAR
Desenvolvimento de um método cromatográfico para a separação de complexos organometálicos
Tutor/Responsável: ANDRÉ NETO DA SILVA
Instituição: LABORATÓRIO ASSOCIADO PARA A QUÍMICA VERDE (REQUIMTE)
Local: Departamento de Química e Bioquimica da FCUP
Área: QUÍMICA / BIOQUÍMICA
Ano Lectivo: 2017/2018
Duração: 6 meses
Data início: 2018-02-03
Data final: 2018-07-31
Vagas: 1
Podem candidatar-se: L :: Bioquímica (2º Ano)
M :: Bioquímica (1º Ano)
M :: Química (1º Ano)
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Os candidatos deverão ser alunos do 2º ano da Licenciatura em Química/Bioquímica ou do 1º ano dos Mestrado em Química/Bioquímica motivados para investigação básica e para adquirirem conhecimentos nas mais recentes tecnologias analíticas como HPLC e LC-MS. O candidato selecionado deverá ter interesse em aplicar os seus conhecimentos na área da química analítica a problemas biológicos. O estudante deverá estar motivado para adquirir conhecimentos em tecnologias analíticas como HPLC e Espectrometria de Massa e deverá encarar este estágio como uma oportunidade para obter experiência nestas metodologias cada vez mais procuradas num ambiente de trabalho.
Além de ser altamente motivado para o trabalho em laboratório, o candidato deverá ser sociável e capaz de trabalhar e interagir com outros investigadores num ambiente multidisciplinar.
PLANO DE ESTÁGIO
O objectivo de este estágio é o desenvolvimento de um método cromatográfico (HPLC) que permita a separação de diferentes complexos organometálicos presentes em solução, desta forma permitindo realizar a especiação destes complexos.

Os estudantes terão que preparar soluções com diferentes ligandos e iões de metal e que optimizar diferentes condições de eluição. A avaliação da eficiência de separação ocorrerá numa primeira fase por espectrofotometria de ultravioleta visível com um photodiode array e numa fase subsequente utilizando espectrometria de massa.

O desenvolvimento deste método tem especial interesse para aplicações biológicas, nomeadamente para a caracterização de espécies de ferro tóxicas que existem em diferentes estados patológicos como a hemocromatose hereditária, a talassemia major e a diabetes melitus.
e-LEARNING
AUTENTICAÇÃO
QUICKLINKS
Webmail
Cooperação Internacional
Centro Informática
Biblioteca
Bolsa Emprego
Como chegar à FCUP?
FUNDO ANTIGO
NOTÍCIAS
GALERIA IMAGENS
SAÚDE E BEM-ESTAR
LINHA SOS - UP
AEFCUP
FCUP 2017