23 NOVEMBRO / QUINTA FEIRA / 01:40
FCUP
 
 
APRESENTAÇÃO
FUNCIONAMENTO
FUNDO BIBLIOGRÁFICO
FUNDO ICONOGRÁFICO
Atendimento
Horário
Normas de Consulta

Funcionamento

Atendimento

De momento, agradece-se que contacte o Fundo Antigo apenas por correio electrónico, enquanto se conclui a presente fase do projecto. Brevemente, daremos conhecimento do início de funcionamento do horário abaixo indicado.

O acesso aos livros será condicionado e, embora não sendo necessário, recomenda-se que os utilizadores contactem previamente os serviços do Fundo Antigo dentro do horário de atendimento ou por correio electrónico, indicando os seus objectivos de pesquisa. Desta forma, torna-se possível aos leitores que se deslocam à sala de leitura no 1º piso terem as obras disponibilizadas no momento da sua chegada.

A consulta das obras com o estatuto de reservado carece de um pedido de autorização prévio dirigido ao Director do Fundo Antigo. Em caso de necessidade de um período de leitura mais abrangente do que o estipulado no horário, deverá ser apresentado também um pedido de forma a ser avaliada a possibilidade de definir um programa de consulta adequado.

Horário

A utilização da sala de leitura no rés-do-chão terá o seguinte horário de funcionamento:

3ª a 6ª feira - 10:00 às 12:00h

Normas de Consulta


Leitura Presencial

O Fundo Antigo da FCUP é de acesso condicionado, sendo que a requisição de obras não é permitida. A sala de Leitura (sala nº 133) destina-se a leitura presencial, dentro do horário estabelecido. Recomenda-se que os leitores informem previamente os serviços de atendimento das obras que pretendem consultar para estas estarem disponíveis no momento da sua deslocação ao Fundo Antigo. A consulta de livro antigo (obras anteriores a 1820), elementos de arquivo e a colecção de gravuras só poderão ser consultados mediante marcação prévia.


Utilizadores

Os utilizadores do Fundo Antigo devem estar devidamente identificados como utilizadores das bibliotecas da FCUP e caso o seu nome não conste no sistema ALEPH terá de solicitar a sua inscrição.


Reprodução de documentos

A reprodução parcial de documentos tem de ser pedida ao funcionário da sala de leitura, não sendo permitido reproduzir a partir de documentos impressos publicados até 1850 ou de outros que se considere que o seu estado de conservação não o permite. O custo de fotocópia é de 0,10 euros. A reprodução de documentos com equipamento próprio deve ser previamente autorizada.

As obras on-line possuem uma resolução 150 dpi, Porém caso haja interesse na reprodução de documentos relativos a essas obras, pode ser solicitado ao Fundo Antigo a disponibilização das imagens com 300dpi cujo custo terá de ser avaliado em função das características do pedido.


FCUP 2017