Faculdade de Ciências - Universidade do Porto - Departamento de Matemática


EDIÇÃO 2011-2012
   
 

Seminário de Modelação 2011-2012


Sessão pública de apresentação dos trabalhos. Funcionamento do seminário >>>>.
Dia 18 de Janeiro (quarta-feira) com início às 9h,
Anfiteatro 0.30 do DM da FCUP (
Como cá chegar >>)
Horário das apresentações

9h-
9h 30
Hélia Sofia Monteiro da Costa Autorização automática de débito em contas com saldo insuficiente.
(pdf da apresentação)
A generalização da comunicação digital permitiu a intensificação dos pagamentos online e por débito direto nas contas de depósito à ordem. Os bancos de retalho têm de garantir uma resposta imediata aos pedidos de pagamento, podendo atingir milhões de pedidos por dia. Quando uma conta não tem saldo suficiente, o banco tem de decidir se paga uma transação a débito (processo de decisão pagar/não pagar). Otimizar este processo de decisão obriga que a decisão seja consistente, objetiva e rápida, com o mínimo de erros e de perdas. Nesta apresentação aborda-se um artigo [1] sobre este tipo de otimização.
[1] M. R. Sousa and J. P. Costa. A Tripartite Scorecard for the Pay/No pay
Decision-Making in the Retail Banking Industry. Application of Data Mining in E-Business and Finance, 45-50, 2008.
9h40 - 10h10 Ana Isabel Oliveira Ferreira Forecasting Mortality rates via density modeling.
(pdf da apresentação)
Nesta apresentação será Estudada a Mortalidade nos Estados Unidos usando Séries Temporais de 1970-2002 com a finalidade de prever padrões de Mortalidade.
10h20 - 10h50 António Carlos Magalhães Unit Commitment Problem.
(pdf da apresentação)
Esta apresentação consiste numa exposição sobre uma nova formulação da Programação Inteira Mista para o problema de escalonamento e pré-despacho de geradores térmicos. Este problema tem como função objectivo minimizar o custo de produção total, tendo em conta as restrições associadas.
  

Intervalo (coffee break)
11h40- 12h20 Filipa Margarida Januario Regressão de Poisson e parentes próximos. (pdf da apresentação) Em muitas situações, os dados de contagem existentes na vida real são caracterizados por um número excessivo de zeros. O artigo proposto surge com o intuito de modelar estes dados de forma a que seja possível interpretá-los adequadamente. Serão abordados alguns modelos de zeros inflacionados.
12h30- 13h Ana Filipa Januario Regressão logística na identificação de factores de risco em recém nascidos prematuros.
(pdf da apresentação)
Neste seminário apresenta-se o estudo [1], incluindo uma breve contextualização do problema, exposição dos métodos e análise crítica de conteúdo e dos resultados. São ainda sugeridas linhas orientadoras para um estudo equivalente na população portuguesa.
[1] One-Year Survival of Extremely Preterm Infants After Active Perinatal Care in Sweden, The EXPRESS Group, JAMA 2009; 301(21): 2225-2233.


Almoço
14h30 - 15h
João Paulo  Rebelo Um algoritmo exato para o problema de corte a 3 dimensões.
(pdf da apresentação)
Em muitos sectores industriais, reduzir o desperdício é uma questão crítica. Maximizar a utilização de material em indústrias de corte, como o papel, madeira, vidro ou metal, é uma importante medida de desempenho. Este algoritmo trata o problema do corte tridimensional em guilhotina sem restrições.
15h10 - 15h40 Jorge Tavares Brasil
Brownian- Laplace motion and its use in financial modelling.
(pdf da apresentação)
Brownian Laplace motion é um processo de Lévy que tem tanto componente continua e descontinua. Os incrementos deste processo seguem uma distribuição Normal Laplace Generalizada. È apresentada uma formula para calcular valores de opções call europeias.
15h50 - 16h20 Mariana Gil da Cunha A velocidade do fluxo de tubulina ao longo dos microtúbulos do fuso mitótico - Estimação e Interpretação.
(pdf da apresentação)
Apresentação do artigo [1], no qual são consideradas análises estatísticas de velocidades de fluxo da tubulina ao longo de microtúbulos de células de rã-de-unhas-africana, Xenopus laevis. Face a resultados de duas regiões do fuso mitótico com diferentes velocidades médias de fluxo de tubulina, é proposta no artigo a associação desta diferença de velocidades a duas estruturas de microtúbulos arquitetonicamente distintas, embora sobrepostas, nos fusos mitóticos. Será apresentada uma abordagem ao problema do cálculo de velocidades de fluxo nos microtúbulos desenvolvida no âmbito da tese de Mestrado.
[1] Yang, G., L.A. Cameron, P.S. Maddox, E.D. Salmon, and G. Danuser. 2008. Regional variation of microtubule flux reveals microtubule organization in the metaphase meiotic spindle. J. Cell Biol. 182:631-639.


Intervalo (coffee break)
17h - 17h30 Nicolau Filipe dos Santos
Uma introdução a problemas de sequenciamento em sistemas de produção em fluxo.
(pdf da apresentação)
Nesta sessão vamos abordar o "Permutation Flowshop Problem", um problema amplamente estudado pelo seu impacto nos custos de produção de empresas. O estudo é baseado no método de pesquisa tabu e descreve linhas de exploração de vizinhança a estudar futuramente.
17h40 - 18h10 Renato Borges Soeiro O que nos leva a pagar preços diferentes pelo mesmo produto?
(pdf da apresentação)
Se todas as firmas num mercado vendem o mesmo produto, será possível que o façam a preços diferentes? E se os consumidores são todos iguais qual a razão para que tal aconteça? Vamos estudar o que pode originar equilíbrios com dispersão de preços, num mercado em que consumidores e vendedores se procuram mutuamente, estudando a influência: dos custos de procura de informação e do comportamento dos consumidores.
18h20 - 18h50 Sílvia Maria da Cunha Kidney Exchange
Programmes.
(pdf da apresentação)
Nesta apresentação será abordada uma  nova política de emparelhamento na transplantação designada por Transplantação Renal Cruzada. Primeiramente, será dada uma noção geral de como se realiza este tipo de transplantes. De seguida, serão apresentadas duas possíveis formulações matemáticas para a optimização deste problema, onde a função objectivo representa a maximização do número de transplantes realizados. Para finalizar a apresentação, será efectuada uma comparação entre as duas formulações apresentadas.

Local:
Anfiteatro 0.30
Departamento de Matemática da FCUP
Rua do Campo Alegre, 687
4169-007
engmat@fc.up.pt
Como cá chegar >>
Engenharia Matemática
Engenharia Matemática
 
         
     
Engenharia Matemática