Introdução à Modelação de Nicho Ecológico

Segunda edição do curso Introduction to Ecological Niche Modelling.

Este curso explica os métodos e os fundamentos teóricos da modelação de nicho ecológico. No final deste curso teórico-prático de 5 dias o aluno terá a capacidade de efectuar modelos de nicho ecológico e compreender os resultados dos modelos. Será capaz de escolher e aplicar a metodologia correta, dependendo do tipo de conjuntos de dados e do objectivo do estudo.

O curso é orientado para estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como outros estudantes e investigadores que trabalhem em biogeografia, ecologia espacial ou disciplinas relacionadas.

Mais informação

Conhecimentos prévios

Conhecimento básico de Sistemas de Informação Geográfica e do pacote de estatística R. O aluno deve ser fluente em inglês falado e escrito.

Formato do Curso

O primeiro dia do curso será essencialmente teórico. Os dias que se lhe seguem serão sobretudo de atividades práticas. O curso será dado em inglês.

Temos introduzido algumas alterações na sequência das recomendações dos alunos da edição de 2015. Apenas R vai ser usado para executar todos os processos e cálculos. Por esta razão, ENFA não foi incluída e ENMTools foi substituído pelo pacote de R Ecospat. Desta forma, os problemas de compatibilidades de software com diferentes sistemas operativos serão evitados. Além disso, incluímos nesta edição do curso uma prática sobre preparação de variáveis. Os conteúdos do curso são agora mais homogéneos e completos. O curso irá continuar a proporcionar um forte background teórico no modelado do nicho ecológico juntamente com uma aprendizagem pratica passo-a-passo.

Datas e local

18-22 July 2016.

Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Alameda do Monte da Virgem, Vila Nova de Gaia (Portugal) Localização do Observatório Astronómico

Neftalí Sillero, CICGE/FCUP