22 JULHO / DOMINGO / 03:34
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Instalação e configuração do novo telefone (pelo utilizador)

Após o registo do novo telefone na secretaria, o requerente deve instalar fisicamente o telefone no local, efetuar uma pequena alteração na configuração do telefone e encaminhar as chamadas do telefone analógico.

1. Instalação do telefone

  1. Retire o telefone da caixa e monte o telefone.
  2. Ligue o auscultador em HANDSET.
  3. Ligue o cabo de rede da tomada da parede em LAN. Se não tiver uma tomada livre, use o cabo de rede que liga ao seu pc.
  4. Se no passo anterior usou o cabo de rede que ligava ao PC, ligue um segundo cabo de rede do PC ao telefone em PC.
  5. Ligue o cabo de energia.

2. Configuração do telefone

Use as teclas de navegação para percorrer os menus do telefone e a tecla redonda (MENU e Enter) para escolher um item:

  1. Para aceder ao MENU, prima a tecla redonda.
  2. Navegue no MENU para baixo até ao item Config e prima a tecla redonda.
  3. Navegue para baixo até ao item Layer 2 QoS e prima a tecla redonda.
  4. Navegue até ao item 802.1Q/VLAN Tag e prima a tecla redonda.
  5. No campo de texto, apague o valor existente usando a tecla Backspace. De seguida, insira o valor 8 e selecione OK.
  6. Volte atrás com a tecla de navegação ESQUERDA até ao menu principal. Quando o telefone indicar que é necessária a reinicialização, selecione Reboot. Se isso não acontecer, repita os passos anteriores para confirmar que o valor 8 ficou guardado. Nesse caso, retire e volte a ligar o cabo de energia.

O telefone irá entrar num processo de atualização e irá reiniciar tantas vezes quantas necessárias. Não desligue o telefone durante a fase de atualização. Quando o telefone finalizar o processo de atualização, faça uma chamada para o número 600 para testar a ligação.

3. Encaminhar as chamadas no telefone analógico (antigo)

O procedimento para encaminhar as chamadas do telefone antigo para o novo depende do telefone em questão.

Se tem um telefone sem visor:
- deve marcar *44 seguido de 60XXX, onde XXX são os três últimos dígitos da extensão telefónica atual.
Por exemplo, se o número é o 10180, deverá marcar *44 seguido de 60180.
Se tem um telefone com visor:
- utilize o menu do telefone para ativar o desvio imediato de chamadas.
  1. Prima a tecla MENU (tecla de topo do "menu" da esquerda).
  2. no menu aparece a informação SERVIÇO: DESTINOS? e prima a tecla OK.
  3. no menu aparece a informação DESTINOS: DESVIO VARIÁVEL? e prima a tecla com a seta para a direita.
  4. no menu aparece a informação DESTINOS: DESVIO FIXO? e prima a tecla OK.
  5. no menu aparece a informação NÃO MEMORIZADO. NOVA ENTRADA? e prima a tecla OK.
  6. insira o número de destino 60XXX, onde XXX são os três últimos dígitos da sua extensão telefónica atual. Por exemplo, se o número é o 10180, deverá marcar 60180. Prima OK no final.
  7. No final, o telefone deverá a mostrar a mensagem DESVIO PARA 60XXX VOIP.

No fim, confirme que o encaminhamento ficou a funcionar. Levante o auscultador do telefone analógico e:

  1. se ouvir um som interrompido (semelhante a uma chamada interrompida), então o encaminhamento foi bem sucedido;
  2. no caso de ouvir um som contínuo, o encaminhamento não ficou operacional.
    Neste caso, deverá contactar o Centro de Informática.

No final do processo, deverá entregar o telefone analógico na secretaria do departamento.

Observações

O telefone tem um horário de bloqueio predefinido das 18h00 às 8h00. Este horário pode ser configurado no Infociências em: APOIO -> Telefones VoIP. Dentro do período de tempo indicado, o telefone será bloqueado automaticamente, sendo necessário desbloquear para poder fazer chamadas com custo.
Consulte a página do Centro de Informática sobre os Telefones VoIP para informação de como bloquear/desbloquear os telefones.

O PIN do telefone deve ser definido no Infociências em APOIO -> Telefones VoIP.

Em caso de problemas, contacte:

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