10 DEZEMBRO / SEGUNDA FEIRA / 08:28
FCUP PT 
 EN
 
CI
SERVIÇOS
APOIO
CONTACTOS
Correio Eletrónico
Certificados Digitais
Rede sem fios
Acesso por SSH
Acesso por VPN
Áreas Web
Software
Licença Site
Licença Individual
Licença Alunos
Microsoft Imagine
Público
Ajuda
Histórico de utilização
Sistema de Impressão
Laboratórios de Alunos
PCs Docentes
Telefones VoIP
infoCiências

Microsoft Imagine


O Microsoft Imagine é uma iniciativa que visa disponibilizar de uma forma controlada e graciosa, as ferramentas da Microsoft para uso nos laboratórios e salas de aula das Universidades aderentes, bem como nos PCs dos respectivos alunos. Na Universidade do Porto o programa já está operacional para alunos e docentes, prevendo-se a renovação anual e consecutiva desta adesão.

Os alunos e docentes da UP podem aceder a este software autenticando-se (login@fc.up.pt) na página Microsoft Imagine da UP. Em alternativa, podem-se autenticar no site da UP, em www.up.pt, e aceder a:

  • em cima, escolher o link  Sigarra U.Porto
  • à esquerda, escolher o separador Estudantes ou Pessoal
  • à direita aceder a MSDNAA Software Center
Eventuais dificuldades que apareçam podem ser apresentadas a helpdesk@up.pt

Algumas questões básicas


Que versões do software são distribuídas?

São disponibilizadas versões empresariais (em volume) para equipamento de laboratórios institucionais, mas só as versões retail são disponibilizadas aos alunos. O código da licença do produto, necessário para a instalação, deve ser obtido via web, como descrito anteriormente.


Quem pode utilizar este software?

O acesso aos produtos Microsoft Imagine é restrito aos actuais alunos e docentes da Universidade do Porto, resultando do seu estatuto. Estas ferramentas e tecnologias só podem ser utilizadas para fins educacionais, projectos académicos e de investigação não comercial, não sendo admissível o seu uso para fins administrativos nem comerciais.


Posso instalar o Sistema Operativo numa máquina vazia (sem licença OEM)?

Sim, desde que o PC em questão e as ferramentas instaladas sejam utilizadas de acordo com o EULA para uso em disciplinas STEM (Science, Technology, Engineering and Math). Só é aceitável a instalação do SO com o intuito de facilitar o uso das restantes aplicações Microsoft Imagine. Ou seja, não é possível instalar nestes PCs o Office ao abrigo do licenciamento Microsoft Campus.


Após terminar o curso um aluno pode continuar a utilizar o software?

Sim. A licença é perpétua mas não transferível, mantendo-se permanentemente a exigência de restrição dos produtos para uso académico.

 

Informações mais detalhadas sobre este programa, nomeadamente as condições de licenciamento dos vários produtos, EULA, a listagem do software disponibilizado e a descrição detalhada dos limites de utilização podem ser consultadas em

Microsoft Imagine

FCUP 2018