24 ABRIL / TERÇA FEIRA / 03:41
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SIFI

SIFI - Sistema Integrado de Fotocópia e Impressão

O SIFI procura autonomizar e alargar o acesso dos utilizadores à obtenção de fotocópias e de impressões de computador.

Estão disponíveis na Faculdade diversas impressoras multifunções, controladas por um sistema de cota de impressão. Para ter acesso ao sistema, deve começar por registar o seu cartão U.Porto numa das impressoras. De seguida deve carregar a sua cota num dos moedeiros existentes no átrio dos edifícios FC1-Matemática, FC2-Química ou FC4-Biologia. Nos pcs dos laboratórios estão definidas duas impressoras, denominadas GeralPreto e GeralCores, para as quais deve imprimir os seus trabalhos.

Estas impressoras são utilizáveis pela comunidade para realizar trabalhos escolares, cabendo exclusivamente à Faculdade alimentar as impressoras com papel e tonner. O uso de outros consumíveis nestas impressoras é estritamente proibido, nomeadamente o uso de acetatos.

FAQ

Qual o custo das impressões?

A tabela de preços a aplicar na impressão de documentos é a seguinte:
  • 0.037€ por página A4 impressa a preto
  • 0.172€ por página A4 impressa a cor
  • 0.074€ por página A3 impressa a preto
  • 0.344€ por página A3 impressa a cor
  • 0.002€ por página digitalizada a cor ou em preto
  • O preço das cópias é igual ao das impressões
  • No caso das impressões em frente e verso, há uma redução de 0.005€.

Onde estão localizadas as multifunções?

Por favor consulte a página Estado atual no menu da esquerda, para saber onde se encontram e qual o estado operacional das multifunções.

Como utilizar os equipamentos no sistema de autenticação integrado?

  1. Comece por ativar a multifunção carregando no botão de poupança de energia (canto superior direito), caso esta esteja em modo stand-by.
  2. Autentique-se colocando o cartão U.Porto sobre o sensor de leitura (localizado no lado esquerdo da consola), ou carregando na tecla da Chave e introduzindo o login (Ex: up100301000) e senha de email.
Quando a autenticação é bem sucedida, o login do utilizador é afixado no canto superior direito do ecrã.

Como associar o cartão da U.PORTO?

  1. Ative a multifunção carregando no botão de poupança de energia (canto superior direito), caso esta esteja em modo stand-by.
  2. Coloque o cartão U.Porto sobre o sensor de leitura (lado esquerdo da consola) e aguarde a mensagem de “Falha de Login”.
  3. Carregue na tecla com uma Chave para aceder à janela de autenticação.
  4. Identifique-se com o login (Ex: up100301000) e senha de email para concluir o processo. Mesmo que apareça a mensagem de “Falha de Login”, se introduziu corretamente o login e password, o cartão ficou associado (confirme no infoCiências).

Tenho um novo cartão. Como substituir o cartão antigo?

Proceda como se fosse o primeiro cartão, siga as instruções da pergunta anterior.

Ao autenticar, ocorre o erro “Falha de Login”. Porquê?

Este erro pode ocorrer devido aos seguintes fatores:
Causa: O cartão usado para autenticar ainda não é reconhecido.
Solução: Associe o cartão conforme descrito na pergunta anterior.
Causa: O login ou password estão errados.
Solução: Tente novamente, tendo em atenção o funcionamento da tecla Shift.
Causa: O seu saldo de impressão é nulo ou negativo.
Solução: Dirija-se ao moedeiro existente nos edifícios FC1-Matemática, FC2-Química ou FC4-Biologia para creditar o seu saldo.


Como consultar a minha cota de impressão?

A cota pode ser consultada pelos seguintes métodos:
  • Na impressora, depois de autenticado, escolha o botão “Imprimir”.
  • Nos moedeiros, existentes no átrio dos edifícios FC1-Matemática, FC2-Química ou FC4-Biologia.
  • No infoCiências, em Apoio > CI > Cota de Impressão, ou no Sigarra.
  • Nos pcs dos laboratórios, numa aplicação em Windows, no canto inferior direito.
Qualquer destas aplicações está sujeita a um atraso relativamente à última ordem de impressão.


Como creditar a minha cota de impressão?

A cota pode ser creditada num dos moedeiros existente nos edifícios FC1-Matemática, FC2-Química ou FC4-Biologia.

Como imprimir?

Nos pcs dos laboratórios, deve escolher as impressoras denominadas GeralPreto ou GeralCores. De seguida, deve dirigir-se a uma das impressoras para libertar o trabalho.
Após a autenticação, deve selecionar o serviço Imprimir para ter acesso à lista dos seus trabalhos em fila de espera. Aqui pode consultar o saldo, a lista de documentos pendentes, o custo e, para cada trabalho os parâmetros de impressão. Pode ainda remover documentos da fila de espera, imprimi-los ou imprimir e salvar, retendo o documento na fila pelo tempo máximo de 72 horas.
O custo de impressão do trabalho só é descontado da cota pessoal após se concretizar a impressão. Só serão atendidas reclamações decorrentes de problemas operacionais do equipamento.

Como copiar um documento?

Após autenticação no equipamento deve escolher o serviço Copiar e selecionar os parâmetros adequados ao trabalho (cor de saída, redução ou ampliação, cópia em 2 faces, e ordenação das cópias). Por omissão, as MF estão configuradas para copiar em preto. Se o documento tiver páginas em cor e quiser reproduzir a cor, deve escolher a opção Auto Detecção.
Antes de iniciar a cópia, coloque todas as folhas dos documentos originais no alimentador do topo da multifunções, com a face a copiar voltada para cima e a aresta esquerda da página alinhada com a entrada do alimentador (um led verde indica o carregamento correto); ou então diretamente no vidro de exposição, com a face a copiar voltada para baixo e alinhada pelo canto superior esquerdo do vidro. Depois basta premir o botão verde de Início.
No fim da tarefa deve encerrar a sessão e fazer logout.

Como digitalizar um documento para o e-mail?

É possível digitalizar um original e produzir um ficheiro no formato PDF, PDF/A ou XPS, que seja pesquisável. Este ficheiro é enviado por email para o endereço indicado pelo utilizador. Atenção ao limite de 20MB para tamanho máximo dos anexos a enviar por email. Para tal deve-se escolher o serviço e-mail e depois o separador Opções de e-mail. No Formato de Arquivo escolhemos Texto Pesquisável, selecionamos o modo PDF PDF/A ou XPS e escolhemos o idioma do documento original.

Como são contabilizadas as impressões monocromáticas nas impressoras a cores?

Existem duas filas de impressão: GeralPreto e GeralCor. Se encaminhar o documento para a primeira ele é impresso em monocromático independentemente do conteúdo; se escolher a segunda fila, a impressão respeita a cor do original, e taxa cada página de acordo com o conteúdo.
Após enviar o documento para a fila de impressão escolhida pode verificar na MF o custo do trabalho e anulá-lo se não concordar com o preço apresentado.

Como são contabilizadas as impressões em modo dúplex?

Quando o total de páginas a imprimir é ímpar pode haver a adição de uma página suplementar, particularidade que ocorre nas aplicações da Microsoft. Esta limitação não ocorre com ficheiros PDF ou PostScript.

Como imprimir em A3?

Caso o original já esteja neste formato basta selecionar no driver o tamanho A3. Caso contrário, será necessário selecionar também a opção Escalonamento Automático.

Como modificar a qualidade da impressão a cores?

Após selecionar a fila GeralCor, no driver de impressão deve aceder a Propriedades e selecionar Opções de Imagem. Na caixa de Qualidade de Imagem pode-se optar pela velocidade, qualidade ou resolução.

Como imprimir um livreto?

Podemos imprimir um documento na forma de livro se escolhermos a opção dúplex. O driver automaticamente reduz a imagem de cada página e imprime quatro páginas por folha (duas em cada face). As páginas são impressas na forma correta para que posteriormente se possa dobrar e agrafar as folhas para criar o livreto.

Cópia com remoção do fundo

Em alguns originais impressos em papel fino, texto ou imagens impressos nas costas podem ser visíveis por transparência. Para copiar estes documentos podemos usar auto supressão para minimizar a sensibilidade da impressão as subtis variações das cores de fundo. Para tal, depois de aceder a Copiar escolhemos o separador de Qualidade de Imagem, Aprimoramento de Imagem, e sob Supressão de Fundo selecionamos Auto Supressão. Salvar e iniciar a cópia.

Cópia de livro

Na cópia de um livro, revista ou qualquer documento encadernado, é possível copiar páginas opostas para folhas separadas (é necessário que as páginas do documento sejam de tamanho padronizado). Para tal, depois de aceder a Copiar escolhemos o separador Ajuste de Layout, e ativamos Cópia de Livro.

Cópia de livros em 2 faces

Esta opção permite efetuar a cópia em dúplex de páginas opostas de uma encadernação. Para tal, depois de aceder a Copiar escolhemos o separador Ajuste de Layout, e ativamos Cópia de Livro em 2 faces. No ecrã seguinte carregamos em Ligado e selecionamos a Página de Início e a Página de Fim. Salvar e iniciar a cópia.

Cópia de cartões de identificação

Esta caraterística permite copiar ambas as faces de um documento pequeno na mesma página. O original em causa deve ser colocado diretamente sobre o vidro junto ao canto superior esquerdo (ligeiramente afastado das bordas). Fechado o alimentador, selecionamos o serviço Copiar, e depois no separador Formato de Saída escolhemos Cópia de Identidade.

É possível imprimir acetatos, etiquetas ou envelopes?

As gavetas dos equipamentos só comportam papel comum A4 e A3, não sendo possível utilizar nenhum outro tipo de mídia. Apenas os técnicos do Centro de Informática estão autorizados a manipular os alimentadores dos equipamentos, e a proceder ao carregamento do papel comum.

Qual o número máximo de páginas a imprimir por trabalho?

Os trabalhos aceites para impressão estão limitados a um máximo de 200 páginas, e à existência de cota suficiente para imprimir o trabalho. No entanto, como após a impressão os trabalhos podem permanecer na fila de espera, nada obsta a que se faça reimpressões.

O que acontece se o saldo de impressão for insuficiente?

Neste caso não consegue imprimir o trabalho. Porém, como este fica retido no servidor durante 72 horas, há tempo para carregar a cota e libertar o trabalho.

O que fazer se durante a impressão o equipamento ficar sem papel, toner ou encravar?

Em caso de inoperacionalidade do equipamento deve comunicar o problema ao C. Informática. Nesta situação o custo do trabalho pode já ter sido debitado; quando o equipamento regressar à normalidade a impressão é repetida, se entretanto não eliminar o trabalho da fila.

Como cancelar/eliminar um trabalho que está a ser impresso?

Para cancelar um trabalho que está a ser impresso, ou trabalhos que já se encontram na fila da impressora, deve aceder ao menu 'Status dos Trabalhos', selecionar o trabalho em causa e escolher 'Excluir'. Para aceder a este menu, carregue no botão do meio do conjunto vertical de três botões sobre o fundo azul (tem o símbolo ?). Ser-lhe-ão debitadas as páginas já impressas.

Depois de dar a ordem de impressão de um trabalho na multifunção verifiquei um erro no documento. Posso reclamar a reimpressão?

Ao confirmar a ordem de impressão está a assumir que concorda com as condições de funcionamento, pelo que não há lugar a reclamação posterior. Esta só é considerada em situações documentadas de mau funcionamento do equipamento (folha suja com toner, descalibração das cores e outras causas estritamente técnicas). Nestes casos haverá ressarcimento da cota após análise do resultado da impressão.


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