17 OUTUBRO / QUARTA FEIRA / 02:22
FCUP
 
CI
SERVIÇOS
APOIO
CONTACTOS
Correio Eletrónico
Configuração
Webmail
Filtros de Mail
Spam & Vírus
Ativação da análise Bayesiana
Encaminhamento
Listas de Email
Histórico de utilização
Certificados Digitais
Rede sem fios
Acesso por SSH
Acesso por VPN
Áreas Web
Software
Sistema de Impressão
Laboratórios de Alunos
PCs Docentes
Telefones VoIP
infoCiências

Ativação da análise Bayesiana

A análise Bayesiana analisa as novas mensagens que chegam à conta de um utilizador para tentar detectar mensagens de spam que não foram detectadas anteriormente. Este sistema move automaticamente as mensagens identificadas como spam para a pasta 'Quarentena/Spam' e remove desta pasta as mensagens mais antigas. Este procedimento permite poupar o espaço ocupado pelas mensagens do utilizador. No entanto, é da responsabilidade do utilizador verificar se não existe nenhum falso positivo nesta pasta que possa ser acidentalmente removido. Por este motivo a adesão ao sistema de análise Bayesiana é voluntária.

Procedimento para ativar uma configuração

Para aderir ao sistema de análise Bayesiana, deve aceder ao infoCiências, em Apoio > CI > Gestão de SPAM.

Recomendações para ativar a análise Bayesiana

  1. Se utiliza o Outlook, desative a opção de "Publicidade Não Solicitada". Se esta pasta tiver mensagens, mova-as para a pasta Quarentena/Spam.
  2. Se tem filtros de correio a filtrar as mensagens marcadas como spam, atualize-os de forma a moverem as mensagens para a pasta Quarentena/Spam. Não remova as mensagens de spam uma vez que elas são necessárias para construir a base de dados de aprendizagem.
  3. Organize o correio por pastas pessoais. Não acumule as suas mensagens na pasta de entrada da sua conta.
  4. Se não quiser guardar as mensagens que lê, crie uma pasta (por exemplo: 'Antigas') e vá guardando o correio que não considera spam para esta pasta. Ao fim de alguns dias já pode apagar estas mensagens. Entretanto o sistema aprendeu ham com estas mensagens.
  5. Verificar regularmente se alguma das mensagens na pasta 'Quarentena/Spam' foi mal classificada. As mensagens mal classificadas como spam deverão ser movidas para a pasta Quarentena/Spam-Falsos. O sistema encarregar-se-á de lhes retirar a etiqueta "[SPAM]" e de colocar uma nova cópia na pasta de entrada da sua conta.
  6. Se o sistema insistir que uma determinada mensagem é spam, guarde-a numa pasta pessoal onde esta possa ser aprendida como ham.
FCUP 2018