20 JANEIRO / SÁBADO / 13:20
FCUP
 
CI
SERVIÇOS
APOIO
CONTACTOS
Correio Eletrónico
Configuração
Webmail
Filtros de Mail
Spam & Vírus
Ativação da análise Bayesiana
Encaminhamento
Listas de Email
Histórico de utilização
Certificados Digitais
Rede sem fios
Acesso por SSH
Acesso por VPN
Áreas Web
Software
Sistema de Impressão
Laboratórios de Alunos
PCs Docentes
Telefones VoIP
infoCiências

Activação da análise Bayesiana

A análise Bayesiana analisa as novas mensagens que chegam à conta de um utilizador para tentar detectar mensagens de spam que não foram detectadas anteriormente. Este sistema move automaticamente as mensagens identificadas como spam para a pasta 'Quarentena/Spam' e remove desta pasta as mensagens mais antigas. Este procedimento permite poupar o espaço ocupado pelas mensagens do utilizador. No entanto, é da responsabilidade do utilizador verificar se não existe nenhum falso positivo nesta pasta que possa ser acidentalmente removido. Por este motivo a adesão ao sistema de análise Bayesiana é voluntária.

Procedimento para activar uma configuração

Para aderir ao sistema de análise Bayesiana, deve seguir os seguintes passos:

  1. Crie uma nova mensagem, endereçada a si próprio,
  2. Seleccione o formato de texto simples para a mensagem. Se utilizar o webmail para compor a mensagem, altere a opção "Tipo de editor" para "Texto simples" (em vez de "HTML"),
  3. Retire assinaturas (digitais ou outras) da mensagem,
  4. No assunto escreva a palavra 'Config' (sem as aspas),
  5. No corpo da mensagem escreva as suas opções (mostradas a seguir),
  6. Envie a mensagem,
  7. Quando receber a mensagem de volta, guarde-a na pasta 'Quarentena',

Opções de configuração

O sistema permite que os utilizadores configurem alguns parâmetros:

Nome da Opção Descrição Valores possíveis
gestão_spam

Este parâmetro permite aos utilizadores decidirem se querem ou não utilizar o sistema. Esta opção só funciona se o administrador do sistema o permitir. No caso da Faculdade de Ciências não é possível, aos utilizadores, desistirem do sistema anti-spam.

'Sim' ou 'Não'
usar_bayes

Este parâmetro permite aos utilizadores decidirem se querem, ou não, utilizar a análise Bayesiana. Esta análise é eficaz mas requer alguma atenção por parte do utilizador. Ler as recomendações mais à frente. Por omissão, na Faculdade de Ciências, esta análise está desligada.

'Sim' ou 'Não'
relatório

Este parâmetro permite configurar a emissão de relatórios. Em cada iteração da conta de um utilizador e sempre que houver alguma alteração a reportar, é emitido um relatório que será colocado na pasta 'Quarentena'. Convém activar os relatórios inicialmente pois se houver algum erro, este aparece no relatório permitindo a sua correcção. O sistema remove automaticamente os relatórios com mais de 30 dias. Por omissão a emissão de relatórios está desligada.

'Sim' ou 'Não'
apagar_mais_antigas_que

Número de dias que se deve guardar mensagens nas pastas de spam, virus e relatórios. Este valor não pode ser maior que o definido no sistema pelo administrador deste mas pode ser menor.

Qualquer inteiro entre 6 e o máximo permitido pelo administrador. Por omissão é 30.

pasta_ham

Quando a análise Bayesiana está activa, o sistema aprende ham com todas as pastas excepto as que são excluídas pelo sistema (ver secção "Spam & Vírus"). Este parâmetro permite configurar quais as pastas que o sistema usa para aprender ham.

Se estiver definido, só são utilizadas as pastas configuradas. Por omissão não define nenhuma.

Nota: O valor 'Sim' é equivalente a 'sim', '1', 'verdadeiro' ou 'true', analogamente o valor 'Não' é equivalente a 'não', '0', 'falso' ou 'false'.

Recomendações para activar a análise Bayesiana

  1. Se utiliza o Outlook, desactive a opção de "Publicidade Não Solicitada". Se esta pasta tiver mensagens, mova-as para 'Quarentena/Spam'. No Evolution esta opção tem o nome de "Junk".
  2. Se tem filtros de correio a filtrar as mensagens marcadas como spam, actualize-os de forma a moverem as mensagens para 'Quarentena/Spam'. Não remova as mensagens de spam uma vez que elas são necessárias para construir a base de dados de aprendizagem.
  3. Organize o correio por pastas pessoais. Não acumule as suas mensagens na pasta de entrada da sua conta.
  4. Se não quiser guardar as mensagens que lê, crie uma pasta (por exemplo: 'Antigas') e vá guardando o correio que não considera spam para esta pasta. Ao fim de alguns dias já pode apagar estas mensagens. Entretanto o sistema aprendeu ham com estas mensagens.
  5. Verificar regularmente se alguma das mensagens na pasta 'Quarentena/Spam' foi mal classificada. As mensagens mal classificadas como spam deverão ser movidas para a pasta 'Quarentena/Spam-Falsos'. O sistema encarregar-se-á de lhes retirar a etiqueta "[SPAM]" e de colocar uma nova cópia na pasta de entrada da sua conta.
  6. Se o sistema insistir que uma determinada mensagem é spam, guarde-a numa pasta pessoal onde esta possa ser aprendida como ham.

Exemplos de configurações

Para criar uma mensagem de configuração basta copiar uma das sugestões apresentadas a seguir:

Sugestão 1

Esta sugestão inscreve a conta no sistema de análise Bayesiana activando também a geração de relatórios.

--- INICIO - Não incluir esta linha ---
gestão_spam=sim
usar_bayes=sim
relatório=sim
--- FIM - Não incluir esta linha ---

Sugestão 2

Esta sugestão inscreve a conta no sistema de análise Bayesiana activando a geração de relatórios. Além de definir pastas onde o sistema pode aprender ham, também define um período maior de permanência das mensagens em quarentena. Esta possibilidade pode ser útil durante as férias em que a ausência do utilizador pode ser maior.

--- INICIO - Não incluir esta linha ---
gestão_spam=1
usar_bayes=1
relatório=1
pasta_ham=drafts
pasta_ham=sent-mail
pasta_ham=Trabalhos/Fedora
pasta_ham=Trabalhos/Wireless
pasta_ham=Trabalhos/Newsletters
apagar_mais_antigas_que=30
--- FIM - Não incluir esta linha ---
FCUP 2018